Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mbappé decidiu mais de um terço dos jogos que fez nesta temporada

Colunista do UOL

31/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A volta do Paris Saint-Germain ao Campeonato Francês no período reservou algo que já faz parte da rotina: Kylian Mbappé resolveu! Pela 12ª vez em 36 jogos disputados por ele na atual temporada, seja com a camisa do time francês ou da seleção de seu país, o atacante foi o ''cara'' do jogo. Os impressionantes 36% de participação decisiva são um assombro.

Lille, Nantes, Juventus (ITA), Maccabi Haifa (ISR), Nice, Benfica (POR), Ajaccio, Auxerre, Strasbourg, Dinamarca, e a Áustria em duas ocasiões, foram as vítimas. Há todo tipo de adversário, importância de jogo e competições diversas no cardápio. Seja por Ligue 1, Champions League, Copa do Mundo ou Nations League, Mbappé foi o responsável o um fim positivo.

O gol decisivo é aquele que encaminha a vitória ou o empate. O tento do 1 x 1, o 1 x 0 ou 2 x 1 em uma vitória larga ou magra, e assim sucessivamente. Esse caráter é um traço da característica do francês jamais se apequenar em situações adversas. O famoso ''chamar a responsabilidade'' é com Mbappé.

Até mesmo em jogos em que saiu derrotado podemos constatar. É só citar a final da Copa do Mundo. Fez três gols com a bola rolando quando a França sempre esteve atrás no placar, e ainda converteu a cobrança de pênalti na disputa derradeira. Mais do que velocidade e uma finalização cada vez mais apurada, atitude, inteligência tática e emocional.

Na partida de quarta-feira, contra Strasbourg, mais um exemplo do quanto aparece nos momentos certos. Cresceu muito em campo depois da expulsão de Neymar, na metade do 2º tempo, e criou ao menos três oportunidades antes de sofrer o pênalti que ele mesmo cobrou para dar a vitória nos acréscimos. Agiu enquanto sua equipe tinha dez em campo.

01 - Fonte: Wyscout - Fonte: Wyscout
Os incríveis números de Mbappé e Neymar na atual temporada
Imagem: Fonte: Wyscout

Como jogam no mesmo time e foram personagens diretos do jogo citado acima, a comparação com Neymar foi inevitável. Ao contrário do que muita gente pensa, porém, a temporada do brasileiro também é ótima. 15 gols e 12 assistências em 21 jogos pelo PSG. Mais de uma participação direta em gols por jogo.

Alto nível em campo, mas a sombra do desempenho extraclasse do francês se impõe. Mbappé balançou as redes 20 vezes e deu cinco assistências nos mesmos 21 jogos. A taxa de decisão do brasileiro, mesmo muito boa, é inferior à de seu companheiro: 28%.

O PSG busca o inédito título da Champions League e terá nada menos do que o Bayern Munique nos duelos de fevereiro e março pelas oitavas de final.