Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A melhor notícia que Pedro Raul poderia trazer ao Vasco

Colunista do UOL

01/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Gigante da Colina segue o seu processo de montagem do elenco para a temporada que começa daqui a duas semanas. Entre contratados e especulados, o nome de Pedro Raul é, sem dúvidas, aquele que mais agradou o torcedor do clube. Vice-artilheiro do Brasileirão 2022, ele conseguiu marcar 19 gols em um cenário muito desfavorável, o que serve para dar ainda mais esperanças ao Vasco.

O Goiás, clube que defendeu no ano passado, foi o segundo time que menos criou chances claras no último campeonato nacional. Empatado com o Avaí, produziu 145 oportunidades em 38 jogos. Esmeraldinos e alvicelestes só ficaram na frente do Juventude, que criou 128 chances. Vale lembrar que Avaí e Juventude foram rebaixados como os dois últimos colocados. Já o Goiás, terminou na 13ª posição.

Pedro Raul foi fundamental para a manutenção do time do centro-oeste na elite. Fez isso com seu excelente aproveitamento ao sair de frente com o goleiro adversário. Do mesmo jeito que esteve entre os menos criativos, o Goiás foi o líder em conversão destas mesmas chances claras ao lado do Fluminense: 28% de sucesso. É nítida a influência do centroavante.

A cada três chances que o novo atacante do Vasco tem, em uma ele ''machuca'' o adversário. O dado pode parecer pouco num olhar raso, mas os 34% de aproveitamento em chances reais de gol representam um número acima da média dos atacantes brasileiros e sul-americanos.

01 - Fonte: Instat - Fonte: Instat
Alguns números de Pedro Raul na última temporada
Imagem: Fonte: Instat

É verdade que o nível goleador que teve na temporada passada é inédito em toda a carreira. Desde que se profissionalizou, Pedro Raul jamais havia feito mais de 12 gols em um ano. Em 2022 ultrapassou o dobro dessa marca em uma realidade pouco favorável. Isso é um indício de que chega perto da maturidade como centroavante.

O atleta de 26 anos marcou metade dos tentos do Goiás na última Série A. Dos 46 pontos feitos pela equipe, 56% vieram diretamente a partir de gols dele. Se repetir essa influência em um time que funcione minimamente na parte ofensiva e lhe municie, o Vasco pode colher os frutos imediatamente.

Com 1,92m, ele é um centroavante típico. Gera presença na área, além de bom posicionamento para receber cruzamentos rasteiro e aéreos. Posiciona o corpo para definir rápido, geralmente com um toque, e com boa técnica de arremate. Fora da área, por mais que busque auxiliar e não tenha uma relação ruim com a bola, não acrescenta tanto.

Mauricio Barbieri, técnico do Vasco, costuma montar equipes muito mais ofensivas em relação ao Goiás de 2022. Usa o ataque posicional como modelo e isso privilegia um camisa 9 de fato como Pedro Raul. O futuro pode reservar boas coisas ao cruzmaltino com essa combinação.