Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Giovani e Jhon Jhon: os reforços que a base palestrina oferece

Colunista do UOL

04/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já está nítido que a política de formação do elenco do Palmeiras é diferente da maioria dos clubes de maior investimento do país. Enquanto nomes de peso reforçam os planteis de Flamengo e Atlético Mineiro a cada janela de transferências, o clube paulista prefere apostar em jogadores com potencial de crescimento e revenda, ou na base. Giovani e Jhonatan, o ''Jhon Jhon'', terão mais espaço em 2023 nesta realidade.

O primeiro deles chegou a ser convocado para a disputa do Sul-Americano Sub-20, que começa no final desse mês, na Colômbia, mas a diretoria alviverde solicitou o retorno dele e de Endrick. Sinal de que o meia-atacante ganhará minutos com Abel Ferreira.

As saídas de Gustavo Scarpa e Wesley, o provável empréstimo de algumas outras peças que não têm rendido bem no setor, e a própria qualidade da dupla, criarão o cenário ideal para que possam ser escalados mais vezes no Paulistão. Já apareceram, inclusive, na listagem oficial do elenco profissional divulgada pelo Palmeiras.

Giovani

É destaque da base do clube desde o sub-11 e recentemente foi sondado pelo Ajax(HOL), mesmo tendo um 2022 de muitos problemas físicos. Poderia até ter ganho espaço no elenco principal já na temporada passada se não tivesse que superar três lesões. Uma delas, a mais grave, no joelho. A comissão técnica faz um trabalho de fortalecimento muscular com ele.

01 - Fonte: Wyscout - Fonte: Wyscout
Giovani é natural de Itaquaquecetuba(SP)
Imagem: Fonte: Wyscout

Se destacou muito na conquista do inédito título palmeirense da Copa São Paulo Sub-20 no ano passado. Fez quatro gols e deu três assistências em oito jogos. Depois foi relacionado por Abel Ferreira 19 vezes - entrou em campo em cinco jogos - até a sua primeira lesão, em maio. Voltou à categoria ''Juniores'' em julho, se lesionou de novo, e reapareceu por 16 minutos no time principal na última rodada do Brasileirão.

Estar bem fisicamente será primordial para confirmar as grandes expectativas sobre o seu talento. Giovani é canhoto e atua preferencialmente pelo lado direito da segunda linha de meio-campo. Quase sempre bem aberto. Gosta de receber de frente para o marcador. Alia bem a qualidade que tem nos passes curtos e longos, a capacidade de articulação, com a condução em dribles curtos, rebuscados, na direção da área.

Finaliza bem e tem precisão no último passe. Costuma gerar muitos gols. Tem agressividade para se colocar na zona de finalização das jogadas. Pode melhorar na utilização da perna direita e na entrega empregada para marcar. Frequenta o grupo principal desde 2021.

Jhonatan

Também chamado de ''Jhon Jhon'', não é tão badalado quanto Giovani, mas vem numa sequência mais regular de jogos. Natural de Vitória, capital do Espírito Santo, ele chegou ao Palmeiras em 2021, após de destacar nos profissionais do Primavera de Indaiatuba, na Série A3 do Paulistão. Terminou sua formação em uma temporada e meia no time sub-20 alviverde e subiu após ''estourar'' a idade em dezembro.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Jhon Jhon terá sua primeira temporada completa nos profissionais do Palmeiras
Imagem: Rodrigo Coutinho

É outro jogador que prefere o lado do campo inverso ao seu pé preferencial. É destro e atua pela esquerda. Pode jogar também como um meia-esquerda no 4-3-3 ou como um atacante de movimentação em uma dupla de frente. Foi relacionado pela primeira vez para os profissionais no fim do Brasileirão de 2021, e depois disso voltou ao banco de Abel outras dez vezes. Foi a campo em duas ocasiões.

Não possui o mesmo refino técnico de Giovani, mas é muito competitivo. Vertical, rápido, agressivo com a bola. Tem a tendência de entrar em diagonal da ponta para a área com e sem a posse. Não joga necessariamente como opção de passe nas costas dos volantes adversários, mas sim como alguém que fará contundentes ataques à última linha defensiva rival. Aproveita os espaços e gera profundidade.

Tem sempre a tendência de jogar para frente, acelerar em conduções ou passes verticais, o que muitas vezes revela certa ansiedade e afeta a melhor tomada de decisão nos lances. Precisa amadurecer nesse aspecto. Contribui bastante na marcação. Tem facilidade nas cobranças de pênalti e nas finalizações de curta distância. Desloca os goleiros com frequência.

Aproveitamento de ambos

É difícil imaginá-los como titular do Palmeiras hoje, mas ganharam espaço para serem reservas bem utilizados e poderem se desenvolver, algo que outras promessas recentes da base palestrina não conseguiram fazer.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL