Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Fartura no meio indica caminho interessante a Lázaro no Timão
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em meio à montagem do elenco para 2023, o Corinthians já sabe que terá um meio-campo repleto de opções de qualidade para Fernando Lázaro escalar. A recuperação de lesão de Paulinho e a confirmação da permanência de Du Queiroz, ao menos até o meio do ano, reforçam o cenário. Uma boa opção de encaixe das peças se desenha, principalmente se considerarmos as características da dupla de ataque.
Se optar por um meio mais encorpado, com quatro jogadores, o jovem técnico corintiano pode promover interessantes combinações.
Fausto Vera, Du Queiroz, Renato Augusto, Paulinho e Maycon são as principais opções. Ainda há Giuliano e Cantillo correndo por fora. Dos cinco nomes mais badalados, é difícil imaginar Vera, Renato Augusto e Maycon fora do time. Este seria o provável trio de meio caso Fernando Lázaro opte pelo 4-3-3 da maioria dos jogos com Vitor Pereira.
Saber exatamente qual é a plataforma tática predileta do comandante ou a que ele acha mais adequada para este elenco é difícil. Será o seu primeiro trabalho como treinador. Mas pensar em um losango no setor de meio-campo é plausível.
Du Queiroz foi envolvido na negociação que manteve Yuri Alberto no Timão, mas só deixará o clube no meio da temporada. Pode jogar tanto como o homem mais recuado, quanto como ''segundo volante'', que é a sua principal função. É provável, porém, que não inicie o ano entre os titulares.
Desta forma, Vera seria o ''5''. Foi muito bem jogando assim no ano passado. Maycon e Renato Augusto poderiam ser os apoiadores deste losango. Mesmo sendo destro, Renato prefere a meia-esquerda. Esse posicionamento oferece mais ângulo de passes e visão para organizar de frente, como gosta. Maycon pode se adaptar tranquilamente pela direita, mesmo sendo um atleta canhoto.
Mais para frente, Paulinho seria uma opção. Não como um meia-armador, que circule nas costas dos volantes rivais para receber e acionar os atacantes, mas como um meia de infiltração, algo que sempre fez muito bem na carreira. Róger Guedes faz movimentos de recuo a partir do ataque, e costuma criar esses espaços de profundidade.
Renato e Maycon fariam o trabalho de articulação ao lado de Fausto Vera na faixa central.
O modelo proporcionaria ainda a escalação de Yuri Alberto e Róger Guedes como, de fato, uma dupla de ataque. Lado a lado, com liberdade de movimentos para circular pela linha de frente, atacar espaços como prefere Yuri, ou buscar o jogo de aproximação, como Guedes se sente mais confortável.
Os primeiros jogos nos dirão qual é a proposta inicial de Fernando Lázaro para o Corinthians, mas montar a equipe aproveitando aquilo que ela tem de mais talento pode ser a melhor solução.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.