Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Conheça os goleiros da seleção brasileira Sub-20

Colunista do UOL

12/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dentro de uma semana, o Sul-Americano Sub-20 começa em terras colombianas, e aqui na coluna você vai conhecer em detalhes todos os 23 jogadores convocados pelo técnico Ramon Menezes para representar o Brasil. Há um grupo de talento e atletas que podem estar na seleção principal num futuro próximo. Hoje é dia dos goleiros Mycael (Athletico), Kaique (Palmeiras) e Kauã (Flamengo).

Mycael - Athletico
12/03/2004 - 18 anos - 1,91m - 87kg

Nas seleções de base desde 2019, quando tinha 15 anos, Mycael já possui 22 convocações e sempre atuou no Furacão. Foi alçado ao elenco profissional para a pré-temporada 2023 e decidiu um Sul-americano sub-15 para o Brasil, defendeu um pênalti contra a Argentina na final. Provavelmente será o titular na competição. Teve esse status na grande maioria do tempo de preparação.

Chama a atenção a maturidade nos gestos técnicos dele. Com discrição, sem ser espalhafatoso, e extrema eficiência ao chegar nas bolas. Seja para a defesa de encaixe, ''dois tempos'', ou as rebatidas. Quase sempre dá o direcionamento certo para evitar rebotes dentro da área. Transmite segurança e tem velocidade alta de reação, inclusive chegando em finalizações desviadas ou de frente com o atacante. Expande bem o corpo para bloquear.

Não é um goleiro de tanta envergadura, mas compensa com a agilidade do movimento que precisa fazer com as pernas para chegar em chutes fora do seu alcance. Mentalmente dá excelentes respostas em momentos cruciais dos jogos. Pode melhorar o tempo de bola nas saídas pelo alto, se impor mais em lances desta natureza. É algo a ser trabalhado.

01 - Divulgação/Site oficial do Athletico - Divulgação/Site oficial do Athletico
Mycael, goleiro do Athletico
Imagem: Divulgação/Site oficial do Athletico

É canhoto e se sai bem no jogo com os pés. Mesmo pressionado, toma decisões corretas e executa os passes curtos e longos com precisão. A bola longa chama a atenção pela velocidade em que viaja, ideal para acionar atacantes nas costas da defesa adversária. Tem um bom tempo de cobertura nas costas da própria zaga. Rápido e assertivo nos cortes.

É natural de Porto Velho(RO), e foi descoberto pelo Athletico em sua cidade-natal. Chegou a passar por um período de treinos no Trieste(PR), que era um polo de captação do rubro-negro, e logo depois ingressou no clube. Outro ponto interessante de sua característica é o posicionamento. Quase sempre adiantado, o que encaixa no que se pede aos goleiros que atuam em defesas que jogam com a última linha ''alta''.

Kaique - Palmeiras
16/04/2003 - 19 anos - 1,92m - 88kg

Integrante das divisões de base do Palmeiras desde 2019, quando chegou com 16 anos, oriundo da Portuguesa, Kaique não foi tantas vezes titular quanto Mycael, mas pode ser o escolhido de Ramon Menezes para defender a meta. Mostra-se muito seguro e maduro. Líder de alto nível.

Treina constantemente com os profissionais e deve compor definitivamente o elenco a partir desta temporada. Possui contrato com o Verdão até 2026. Se destacou recentemente em cobranças de pênalti. Defendeu uma na final da Copa do Brasil sub-20 conquistada em cima do Flamengo. Tem muita envergadura e alcance nas bolas longe do seu raio de ação. Consegue destinar de forma segura os rebotes, afastando a pelota da região de finalização.

02 - Divulgação/Site oficial do Palmeiras - Divulgação/Site oficial do Palmeiras
Kaique, goleiro do Palmeiras
Imagem: Divulgação/Site oficial do Palmeiras

Através de seu ótimo posicionamento, consegue minimizar o fato de não ser um arqueiro tão ágil com as pernas, um pouco lento nos movimentos laterais, mas muito difícil de ser vazado. Técnica apurada nos gestos de defesa, seja nos encaixes ou em ''dois tempos''. É seguro com a bola nos pés. Simples e funcional, sem arriscar ao ser pressionado ou executar passes que possam ''quebrar'' uma marcação alta com frequência.

Pode melhorar a ''quebrada'', quando o goleiro passa a bola das mãos para os pés em uma reposição longa. A bola viaja muito, favorecendo o zagueiro rival muitas vezes. Também pode evoluir em saídas do gol pelo alto. Encontra o tempo eficaz, mas costuma pecar na decisão ao chegar em cruzamentos oriundos de escanteios. Por vezes soca sem tanta pressão bolas que pretende rechaçar, ou deixa de encaixar cruzamentos sem efeito.

Tem força nos braços e boa reposição com eles, aciona rapidamente os atacantes em contragolpes. Apresenta muita velocidade de reação em finalizações de curta distância, e cobre com eficiência passes nas costas da defesa. Ligado o tempo inteiro!

Kauã - Flamengo
11/04/2003 - 19 anos - 1,96m - 79kg

Renovou contrato recentemente com o rubro-negro carioca até o final de 2025 e tem a multa rescisória fixada em 50 milhões de euros. Chegou ao clube com 16 anos e logo começou a se destacar. É natural de Vassouras, interior do estado do Rio de Janeiro. Não foi titular ao longo dos amistosos preparatórios, mas tem nível para assumir a posição.

Com 1,96m, já realizou treinos com a equipe principal do Flamengo e chama a atenção da comissão técnica desde o ano passado. Possui muita envergadura e bom jogo com os pés. Até os 14 anos, em sua cidade-natal, disputava campeonatos amadores como jogador de linha, o que ajuda na desenvoltura ao receber recuos e executar ações de passe curto ou inversões para os laterais, mesmo sob pressão, algo determinante no futebol de hoje.

03 - Divulgação - Divulgação
Kauã assinou renovação de contrato com o Flamengo até o final de 2025
Imagem: Divulgação

É destro, mas usa com boa frequência a perna esquerda. Pode evoluir nas reposições chamadas ''quebradas'', quando o goleiro passa a bola das mãos para as pernas no ar e tenta um passe vertical para o ataque. Sua bola ainda ''viaja'' muito, favorecendo o defensor adversário.

Tem muita envergadura. Alcança bolas fora do seu raio de ação com tranquilidade e apresenta gestos técnicos corretos em grande parte das diferentes situações em que um goleiro enfrenta, incluindo lances de 1x1 contra os atacantes rivais. Impede gols assim. É ágil para se mexer lateralmente debaixo da trave, o que compensa qualquer erro de posicionamento natural da idade. Um perfil discreto, sem movimentos acrobáticos, mas eficiente.

Possui força para reposições longas usando os braços. Inicia contra-ataques perigosos assim. Pode melhorar a velocidade de reação, o poder de concentração em situações críticas do jogo, e ser mais assertivo em saídas pelo alto.