Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Conheça os laterais da seleção sub-20 no Sul-Americano
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
No segundo texto especial sobre os jogadores brasileiros que representarão a Seleção no Sul-Americano Sub-20, é hora de conhecer melhor os laterais convocados por Ramon Menezes. Arthur, do América Mineiro, e André, do Bahia, são os laterais-direitos. Já na esquerda, Patryck (São Paulo) e Kaiki Bruno (Cruzeiro) são os nomes. Vamos entender como eles jogam.
Arthur - América Mineiro
17/03/2003 - 19 anos - 1,74m - 69kg
Dá para dizer que a convocação de Arthur foi uma surpresa. Ao longo do ciclo de preparação ele foi menos utilizado do que Vinícius Tobias e Lucas Kawan na função. Os jogadores do Real Madrid B e do Grêmio ficaram de fora da lista final. O atleta do Coelho já integra o elenco profissional desde dezembro de 2021. Tem 16 jogos, quatro como titular, e uma assistência até aqui.
Natural de Belo Horizonte, ele começou na base do Cruzeiro em 2017. Rumou para o América em 2018, e ficou duas temporadas no Flamengo. Voltou ao Coelho em 2021 e tem contrato até 2025. Veio do futsal e acredito que isso foi fundamental para o seu desenvolvimento técnico. O pai de Arthur sempre acreditou muito no talento do filho e o treinava com chutes e passes com a perna esquerda para desenvolver sua ambidestria desde os oito anos.
Deu certo. Tanto que ele pode atuar nas duas laterais e também como ponta. É destro, mas faz bom uso da perna esquerda com frequência. O principal trunfo para ser convocado foi certamente a dinâmica que oferece. Marca bem. É agressivo na abordagem ao homem da bola, encontra o tempo das antecipações com facilidade e se posiciona de maneira correta na última linha.
Por vezes perde duelos defensivos por uma questão física, é franzino, mas nas partes técnica e tática é seguro. Pode funcionar tanto como um lateral mais agressivo, buscando a linha de fundo em velocidade e conduções de bola, quanto como um lateral que auxilie mais na articulação das jogadas. Tem qualidade no passe, faz bons cruzamentos na segunda trave, inversões, muda rapidamente de direção com a posse, oferece velocidade na circulação.
Precisa evoluir na leitura de algumas jogadas em que é pressionado na saída de bola. Em determinados momentos prende muito a bola e acaba tomando decisões erradas nesta faixa do campo. Apesar da baixa estatura, apresenta um bom tempo de bola aérea.
André Dhominique - Bahia
07/10/2003 - 19 anos - 1,78m - 63kg
Nascido na Ilha de Aratuba, município de Vera Cruz(BA), o lateral-direito do Esquadrão foi inserido na lista com o aumento de 22 para 23 no número de inscritos por seleção. Foi convocado em março para o time de Ramon Menezes, mas assim como Arthur, foi menos utilizado do que Lucas Kawan e Vinícius Tobias no ciclo. Chegou ao Bahia na categoria sub-13 e tem contrato com o clube até setembro de 2027.
Após um bom papel na Copa São Paulo do ano passado, foi alçado aos profissionais por Guto Ferreira. Fez 28 jogos pelo time principal em 2022, metade como titular, 13 deles na Série B em que o Tricolor conquistou o acesso de volta para a primeira divisão. Chegou a iniciar uma sequência de 11 partidas, todas com Enderson Moreira como treinador, mas foi bastante utilizado por Eduardo Barroca também
André precisa de um contexto bem específico para apresentar o seu melhor futebol. É um lateral com capacidade para cobrir uma extensa faixa de gramado. Não tem tanto arranque, mas depois que embala a velocidade é um trem pelo flanco do campo. Consegue abrir a passada e chegar com força na linha de fundo. Faz diversas ultrapassagens em velocidade e sustenta os choques rumo ao ataque.
Precisa crescer em alguns aspectos. Ser mais efetivo nos cruzamentos e se sair melhor em situações em que há pouco espaço. Encontra dificuldades para articular ao entrar em diagonal para a faixa central do campo. Falta mais repertório de drible e controle de bola nessas situações. Já em velocidade, consegue iludir bem os adversários.
Possui uma abordagem agressiva de marcação. Tenta se antecipar aos rivais. É firme nos combates, mas seguidamente se precipita ao ''quebrar'' a última linha antes da hora certa. Até por isso encontra alguns problemas para defender o espaço entre ele e o zagueiro em bola que partem do lado contrário do campo. Outro ponto positivo de seu jogo é a capacidade e vencer duelos em rebotes e disputas de '' primeira e segunda bola'' após ligações diretas
Patryck - São Paulo
18/01/2003 - 19 anos - 1,80m - 68kg
Natural de Mogi Mirim, Patryck chegou ao São Paulo com 12 anos e se destacou em todas as categorias da base. Em 2020 passou a frequentar o banco de reservas dos profissionais, mas só fez a estreia na equipe principal em julho do ano passado, num 2 a 2 com o Fluminense. Foi titular na conquista do Mundial Sub-17 com a seleção em 2019. Fez um gol na campanha. O contrato com o Tricolor vai até 2027. É o mais cotado para ser o titular da lateral-esquerda.
Trata-se de um jogador de qualidade no passe e ótimos arremates de média distância. Preciso em cobranças de faltas diretas, faltas laterais e escanteios. Tem um perfil mais articulador. Ataca aberto, mas não possui tanta velocidade e capacidade física para cobrir uma faixa muito extensa do flanco. Jogador de pausa e pouca aceleração. Pode, inclusive, ser mais intenso nas ações ofensivas. Toma boas decisões ao se aproximar da área.
Tem visão de jogo para passes longos e inversões, faz cruzamentos precisos. Segue o padrão da maioria dos canhotos: pouco uso da perna direita, mas apresenta precisão acima da média com a ''perna frágil''. Defensivamente, precisa ganhar mais força, apesar da boa técnica de marcação.
Posicionamento correto na última linha, leitura para não se precipitar em alguns ''botes''. Protege as costas da defesa e faz coberturas cirúrgicas aos zagueiros. Conservador na postura sem a bola! Outro ponto positivo defensivamente é o tempo de bola aérea.
Não é um lateral de condução de bola ou desequilíbrio individual com dribles. Precisa que seu setor seja povoado por mais jogadores para que seu estilo de aproximação e articulação possa ser bem aproveitado. Tem que diminuir as oscilações de concentração ao longo dos jogos. No sub-17 tinha um nível de projeção maior em relação ao jogador que é hoje.
Kaiki Bruno - Cruzeiro
08/03/2003 - 19 anos - 1,72m - 67kg
Foi pouco utilizado na preparação da seleção sub-20, mas já tinha passagem pelo time suub-18 do Brasil. Cuiabano, lateral-esquerdo do Grêmio, era mais convocado, mas Kaiki Bruno foi o escolhido e vive um momento melhor em relação a Patryck. Está na base do Cruzeiro desde o sub-15. É natural do município de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, e tem contrato com a Raposa até dezembro de 2024.
Começou a integrar o elenco profissional em 2021. Ganhou mais oportunidades em 2022. Fez seis jogos na última Série B, dois como titular, deu uma assistência. Lateral de muito volume ofensivo pelo lado esquerdo. Pode atuar mais solto, gerando amplitude ao time no setor, ou por trás da linha da bola, auxiliando na articulação, mas funciona melhor na primeira opção.
É agudo e faz ótimos cruzamentos, consegue dar verticalidade ao time, mesmo não tendo tanta precisão nos passes. Reage rápido em pressões pós-perda no campo ofensivo, mas demora a reocupar o setor quando a ''primeira pressão'' de sua equipe é vazada. Tem explosão em distâncias curtas. Em faixas mais extensas do gramado encontra dificuldades para fazer a manutenção da velocidade.
Tem personalidade para buscar as jogadas ofensivas, mesmo em momentos ruins. Defensivamente, é agressivo na abordagem ao homem da bola e demonstra capacidade de antecipação dos lances, mas por vezes se precipita nos ''botes''. Quando a bola vem do lado contrário do ataque adversário, preserva um bom posicionamento na última linha, e faz coberturas eficazes aos zagueiros.
Acha soluções com dribles em espaços curtos, mas pode melhorar seu controle de bola, o ''primeiro toque'', e diminuir os problemas encontrados quando o rival sobe a marcação. Pouco uso da perna direita. Mesmo com a baixa estatura, apresenta tempo de bola aérea correto. Força física mediana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.