Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Saiba tudo sobre os zagueiros da seleção sub-20 no Sul-Americano
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Seguindo com a apresentação dos convocados da seleção brasileira para o Sul-Americano Sub-20 que começa na próxima quinta-feira, é dia de conhecermos melhor os quatro zagueiros elegidos pelo técnico Ramon Menezes. Saiba mais sobre Weverton (Cruzeiro), Robert Renan (Zenit-RUS) e Douglas Mendes (Red Bull Bragantino). Michel, do Palmeiras, foi cortado por lesão na coxa, e Jean, do Coritiba, é o seu substituto.
Weverton - Cruzeiro
17/02/2003 - 19 anos - 1,82m - 76kg
Atua nas divisões de base do Cruzeiro desde os 13 anos e é natural da cidade de Matrinchã, interior de Goiás. Estreou nos profissionais do clube em 2021, ano em que fez 13 jogos pelo time principal. Em 2022 passou mais tempo no sub-20, e disputou apenas duas partidas na equipe de cima, ambas pelo Campeonato Mineiro. Tem contrato até o final de 2025. Fez um dos gols do título mineiro sub-20 conquistado em novembro.
Foi uma das presenças mais frequentes no time titular de Ramon Menezes e provavelmente manterá esse status no Sul-Americano. É um zagueiro de boa técnica para sair jogando, mesmo sob pressão. Calmo para tomar a melhor decisão. Bom controle para conduzir a pelota e atrair a marcação, liberando linhas de passe. Se mexe bastante para gerar opção aos companheiros no primeiro momento de construção ofensiva.
Destro, mas com aproveitamento alto nas ações com a perna esquerda. Sempre que possível, busca o passe vertical, seja rasteiro, atrás da linha de meio rival, ou em profundidade, nas costas da defesa oponente. Vai bem também em inversões de jogo. Arrisca bastante com a bola. Se apresenta para cobranças de falta de curta distância.
Não é um defensor rápido e tem dificuldades para se recuperar nos lances quando batido inicialmente. Consegue compensar com um excelente posicionamento na última linha de defesa. Isso faz com que esteja pronto para cortar cruzamentos e passes em profundidade, assim como realizar coberturas. Vai bem no jogo aéreo, mesmo sem ter uma estatura tão avantajada. Se impõe fisicamente. Tem força!
Precisa melhorar a leitura de ''bote'' em duelos individuais. Por vezes se precipita e é batido, se expõe sem tanta necessidade. Se aprimorar isso, resguardar mais o posicionamento na última linha, e diminuir a faixa de campo em que atua, vai crescer. Isso certamente o ajudará também ao encarar atacantes mais fortes no jogo de costas. Tem espírito de luta e liderança.
Robert Renan - Zenit(RUS)
11/10/2003 - 19 anos - 1,86m - 75kg
O zagueiro mais talentoso do Brasil neste Sul-Americano começou a carreira no Grêmio Novorizontino. Nascido em Ceilândia(DF), ele deixou a cidade com 13 anos. Foi bem no clube do interior paulista e rumou para o Corinthians ainda no Sub-17. Não demorou para ser visto como um dos destaques da base alvinegra, teve convocações para a seleção e se profissionalizou na temporada passada. Fez 13 jogos antes de ir para o Zenit(RUS).
Acabou envolvido na negociação que manteve Yuri Alberto no Corinthians. Ganhou espaço na reta final do Brasileirão 2022. Certamente teria mais chances no time titular nesta temporada. É um zagueiro canhoto que tem como principal característica a qualidade na construção dos ataques. Faz a bola circular rápido.
Tem um passe curto preciso e o longo ainda mais, principalmente em lançamentos para o ponta-esquerda em profundidade. Também vai bem em inversões de jogo. Por vezes exagera nas conduções de bola. Possui coragem e qualidade para sair driblando, busca atrair um adversário e liberar linhas de passe para a sua equipe, mas precisa aprimorar a leitura dessas decisões.
As qualidades específicas como defensor também são altas. Ótimo tempo de bola e posicionamento para rebater cruzamentos. Capacidade de antecipação, leitura das jogadas. Por ser um zagueiro leve, tem facilidade para se deslocar. Correr para trás e defender a profundidade. Mesmo não sendo um jogador muito forte fisicamente, consegue se impor em embates diante de atacantes mais potentes neste ponto.
É agressivo para pressionar se algum adversário recebe a bola nas costas do meio-campo de sua equipe. Postura corporal correta e firmeza nos duelos de 1x1. Induz o oponente para longe do gol. Pode usar mais a perna direita. Encontra dificuldades quando o rival leva a bola para esse lado do seu corpo. Em alguns jogos de base andou oscilando na concentração em campo. Nos profissionais isso não aconteceu. Tem nível para a seleção principal no futuro.
Douglas Mendes - Red Bull Bragantino
13/06/2004 - 18 anos - 1,89m - 79kg
Natural de Tocantins, interior de Minas Gerais, Douglas Mendes, o DG, foi levado pelo empresário Ruan Casemiro para as divisões de base da Ponte Preta. Começou no sub-15 da Macaca e teve uma ascensão meteórica em Campinas. Aos 16 anos já integrava a equipe sub-20 e subiu aos profissionais em 2021. Depois de nove jogos foi contratado pelo Red Bull Bragantino até 2027 em uma negociação que pode chegar a R$ 12 milhões.
Deve ser um dos zagueiros reservas na competição. Recentemente foi elogiado internamente por Branco, coordenador das divisões de base da seleção, e recebeu uma consulta do Ajax(HOL). Pode atuar também como lateral-direito em uma emergência. Sua principal característica é a personalidade e a qualidade para sair jogando. Mesmo sob pressão, arrisca e encontra bons passes verticais, assim como faz conduções de bola que liberam espaço.
É destro, mas faz bom uso da perna esquerda também. Tem controle de bola e noção aguçada da melhor decisão ao realizar um corte ou interceptação. Afasta a jogada de regiões perigosas sem se desfazer da posse, sempre acionando um companheiro. É um zagueiro rápido e de força física nos embates diante de atacantes que gostam de receber a bola de costas para o gol. Agressivo nos movimentos de subida de marcação.
Pode melhorar em dois aspectos para um zagueiro que busca ser de alto nível. Um deles é a bola aérea. Nos lances em que está absoluto, apresenta bom desempenho, mas o tempo de bola em jogadas desta natureza em disputa direta com um oponente ainda não é o ideal. Outro ponto é a leitura do melhor momento de dar o ''bote'' no 1x1. Por vezes peca nisso. Acaba compensando com a ótima recuperação que tem. Boa aceleração.
Apresenta posicionamento corporal eficaz em relação a bola e aos companheiros na última linha. Ocupa bem o espaço e se porta de maneira correta em cruzamentos rasteiros, defendendo a área com eficiência. Não costuma sentir emocionalmente os jogos. Equilibrado mentalmente.
Jean - Coritiba
28/01/2004 - 18 anos - 1,91m - 82kg
Teve sua convocação anunciada anteontem, depois do corte de Michel por lesão. É o mais novo entre os defensores e também o mais alto. Está no Coxa desde o sub-14 e passou a ser titular do sub-20 em 2022. Recentemente foi promovido aos profissionais de forma definitiva. Ainda não estreou na equipe principal. No final do ano passado sagrou-se campeão paranaense sub-20 em cima do arquirrival Athletico.
Jean nasceu na cidade de Carembeí, interior do Paraná. Ser chamado para o Sul-Americano pode ajudá-lo a conquistar mais espaço entre os profissionais. Atualmente é a quarta opção na hierarquia do elenco que terá a direção do português António Oliveira nesta temporada. É destro, mas tem facilidade e precisão com a perna esquerda, tanto que atua mais por este lado da defesa.
Cobra bem faltas de curta distância, sem tanta força, mas com efeito e direção. É mais um defensor desta seleção que se destaca pela qualidade ao sair jogando. Bem calmo, mesmo quando pressionado, costuma tomar boas decisões e encaixar passes verticais para os companheiros atrás da linha de meio-campo rival. Bom controle da pelota quando precisa conduzir e atrair a marcação.
Não é um zagueiro rápido e não tem o perfil de ''caçar'' oponentes muito longe da linha defensiva. Por não ser tão ágil, acaba protegendo mais o espaço e isso lhe dá uma boa leitura para fazer coberturas. Cresceu no aspecto físico em 2022, mas ainda falta mais imposição contra atacantes fortes fisicamente, principalmente aqueles que apresentam um bom jogo de costas para a meta.
Bom desempenho na bola aérea. Proteção de área eficaz. Capacidade de leitura dos movimentos dos atacantes rivais de ataque à primeira trave ou posicionamento na segunda trave; Consegue antever esse movimento e cortar passes e cruzamentos. Sofre um pouco quando precisa defender a profundidade em bolas lançadas nas costas da defesa. Pode aprimorar o tempo de reação em passes assim.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.