Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Conheça os meias da seleção sub-20 no Sul-Americano da Colômbia

Colunista do UOL

16/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Este foi certamente um dos setores mais afetados com os pedidos de dispensa de alguns jogadores por parte dos clubes. Victor Hugo e Matheus França, ambos do Flamengo e com bons serviços prestados já no profissional, foram os nomes da lista original, mas o rubro-negro os requisitou. Ramon Menezes optou então por chamar Guilherme Biro (Corinthians) e Luis Guilherme (Palmeiras). Conheça-os melhor!

Guilherme Biro - Corinthians
20/04/2004 - 18 anos - 1,72m - 66kg

Apontado nos últimos anos como uma das principais esperanças da base do Corinthians, Guilherme Biro chegou ao clube com apenas 11 anos, vindo da cidade de Campinas. Estava no grupo alvinegro que disputava a Copa São Paulo Sub-20 quando foi chamado para o Sul-Americano.

Representar o Brasil em um torneio oficial de base não será novidade. Em 2019, ele esteve ao lado de outros jogadores do atual elenco, como o goleiro Mycael, o volante Andrey e o ponta Sávio, na disputa do Sul-Americano Sub-15. Na ocasião, a seleção sagrou-se campeã diante da Argentina. Jogava como lateral-esquerdo, posição que foi abandonando na medida em que foi ficando mais velho.

Biro tem contrato somente até novembro com o Corinthians, que negocia para renovar, mas ainda não houve acordo divulgado. Em maio, o atleta já pode assinar um pré-vínculo com outro clube. Ele foi relacionado pela primeira vez para os profissionais no Campeonato Paulista de 2021, mas só entrou em campo mesmo na temporada passada. Fez dois jogos, um deles como titular, a goleada sofrida para o Fluminense, na 15ª rodada do Brasileirão.

01 - Rodrigo Coca/Agência Corinthians - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Guilherme Biro durante um treinamento do Corinthians
Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Baixinho, habilidoso, bom passe, capacidade de encontrar os companheiros na cara do gol. Guilherme Biro é o que se chama de ''ponta-construtor''. Um meia de origem, mas que não tem tanto poderio físico para se fixar na faixa central do campo, zona mais congestionada. Mesmo assim, foi escalado desta forma como titular nos jogos-treino de preparação.

Funciona bem flutuando da direita para o meio, com a bola dominada ou sem ela, transitando nas costas dos volantes adversários, tabelando, triangulando. Acerta bons chutes de média distância. Precisa crescer em alguns aspectos comportamentais em campo. Oscila na concentração e na intensidade, sobretudo no momento defensivo. Se focar de fato, seu talento aparecerá de forma mais destacada. Velocidade mediana. Dificuldade de competir contra oponentes de maior vigor físico.

Luis Guilherme - Palmeiras
09/02/2006 - 16 anos - 1,76m - 67kg

É o jogador mais jovem entre todos os 23 convocados por Ramon Menezes. Uma joia da base palmeirense. Há quem compare o seu potencial ao de Endrick, que nasceu no mesmo ano. Não dá para dizer isso de forma tão exata hoje, mas é inegável o tamanho de seu talento. Chegou ao Palestra com apenas 11 anos de idade. Aos 14 já estava no time sub-17. E aos 15 estreou no sub-20. Precoce!

É natural de Aracaju (SE) e já foi alvo de sondagens de grandes clubes europeus, todas elas rechaçadas até aqui pelo Palmeiras. Se espera, inclusive, que em algum momento de 2023 ele seja promovido aos profissionais pelo técnico Abel Ferreira. Em 2022 foi campeão da Copa São Paulo como reserva, e venceu o Brasileirão e a Copa do Brasil sub-17 como titular e protagonista.

02 - Divulgação/Site oficial do Palmeiras - Divulgação/Site oficial do Palmeiras
Luis Guilherme, meio-campista do Palmeiras
Imagem: Divulgação/Site oficial do Palmeiras

Luis Guilherme é o que se chamava antigamente de um típico ''ponta-de-lança''. O meia-atacante que atua por trás de um homem de referência no ataque e é muito influente perto da área. Ajudando na articulação final, arrematando em gol, infiltrando na área no tempo certo, e dando assistências. É um jogador que busca a meta adversária o tempo inteiro e alia valências promissoras fisicamente.

A começar pela força. Ainda está em processo de maturação. Vai ganhar massa muscular, aumentar sua estatura, aprimorar o trabalho de musculação. Mas já sustenta muito bem os choques. Chega inteiro na área em duelos físicos, equilibrado para finalizar. Tem velocidade e explosão. Arranque ótimo! Pode atuar também a partir do lado direito do ataque, mas prendê-lo somente em um setor tira aquilo que ele tem de melhor, a imprevisibilidade.

Canhoto, habilidoso, dono de controle de bola em velocidade e visão apurada para o último passe. Cobra bem pênaltis e utiliza a perna direita numa frequência acima da média para um canhoto. Capacidade de infiltração, leitura dos espaços na área, muito madura para um atleta de 16 anos. Raciocínio rápido. Pode melhorar seu ''jogo de costas'' para o gol. Será necessário em determinadas situações contra times fechados.