Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Gabigol? Cano? Pedro? Conheça Lelê, o artilheiro do Carioca 2023
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Se tem um Estadual neste início de 2023 com fartura de opções para artilheiros este é o Carioca. Pedro e Gabigol são sempre apostas para terminar na frente na lista de quem mais balançou as redes. Germán Cano então, nem se fala. Pedro Raul estreou com o Vasco e é outro candidato. Ainda há Tiquinho Soares no Botafogo. Mas até aqui um atacante do Volta Redonda vem roubando a cena.
Leanderson da Silva Genésio é o nome, ou você pode chamar apenas de Lelê, alcunha que o camisa 18 do time do Sul Fluminense adota. Aos 25 anos, ele disputa o seu primeiro campeonato de primeira divisão da carreira, e vem mostrando que está preparado para voos maiores. Já há clubes da Série B do Brasileirão sondando sua situação. Tem o perfil da competição e une valências difíceis de serem combinadas.
Lelê pertence ao Itaboraí Profute, clube de divisões inferiores do futebol carioca. Ele se profissionalizou lá e começou a chamar a atenção na quarta divisão em 2019. Foi emprestado ao Maricá duas vezes e o faro de gol fez o Volta Redonda se interessar. O clube da cidade do aço enxergou um potencial maior do que a média dos atacantes dos clubes pequenos do Rio de Janeiro. E estava certo!
Com 1,90m e capacidade de se impor em duelos aéreos, o jogador passa muito longe de ser um atacante que se restringe ao jogo físico na área. A principal característica de Lelê, aliás, é a capacidade de atacar espaços nas costas da defesa.
Leve, consegue arrancar rapidamente e tem passadas largas para chegar na frente dos zagueiros, seja em diagonais curtas entre eles, ou em passes numa zona maior, em profundidade. A finalização precisa é artigo preponderante na avaliação de seu jogo. Perde poucos gols neste momento.
Fora da área apresenta desenvoltura. Bom controle de bola, potencial de associação com os companheiros, tanto que pode ser utilizado também como ponta. Um perfil que não é tão simples de achar.
Obviamente que Lelê, por ter se destacado relativamente tarde em um campeonato de nível mais exigente, ainda precisa se aprimorar em alguns aspectos técnicos e táticos, mas já tem condições, por exemplo, de ser influente numa Série B nacional. Já tinha provado isso no ano passado. Disputou a segunda divisão do Rio de Janeiro, a Copa Rio a Série C do Brasileirão com o aurinegro, e foi muito regular.
São cinco gols em quatro jogos no Carioca 2023. Fora uma assistência e as participações precisas em diversas jogadas de ataque do Volta Redonda. É de longe o jogador mais decisivo do time. Participou diretamente de 75% dos gols feitos até aqui.
Foi bem contra o Botafogo, no único duelo que teve diante de um clube grande até o momento na temporada, mas a melhor atuação aconteceu na noite de ontem. Atropelou o Resende em um jogo que terminou 5x1 para sua equipe e teve a característica que ele melhor se encaixa: espaço para correr nas costas da defesa.
Depois de quatro rodadas já deu para entender que o Volta Redonda é o time ''pequeno'' carioca com mais condições de surpreender, e Lelê é fundamental nisso. Ainda terá duelos contra Flamengo, Fluminense e Vasco nesta 1ª fase para aparecer a nível nacional. É bom ficar de olho nele!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.