Topo

Samir Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cobrador de faltas e parceiro de Renato: Ruan ganha moral no Corinthians

Ruan Oliveira comemora gol do Corinthians contra o Cuiabá - Ettore Chiereguini/AGIF
Ruan Oliveira comemora gol do Corinthians contra o Cuiabá Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

23/06/2023 11h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O meio-campista Ruan Oliveira ganhou moral com o técnico Vanderlei Luxemburgo e comissão técnica do Corinthians após dois gols e uma assistência em menos de dois jogos completos com a camisa do Timão.

A coluna apurou que Ruan Oliveira foi escolhido por Luxa para ser o "homem da bola parada" do Corinthians. Por conta disso, o camisa 33 bateu falta e foi responsável pelo segundo gol do Timão no clássico contra o Santos.

Além disso, a coluna apurou que, apesar de receber oportunidade como titular por conta de nova lesão de Renato Augusto, o meia de 23 anos não deve ser vetado quando RA8, como é chamado o camisa 8 pelo torcedor corintiano, voltar aos gramados.

A ideia de Luxa e comissão técnica é manter Ruan Oliveira ao lado de Renato Augusto na armação de jogadas do time para a sequência da temporada, mesmo com a chegada de reforços. Ruan só precisa manter o rendimento inicial nas próximas rodadas.

Luxemburgo elogia bastante Ruan internamente por conta da dinâmica do jogador. O meia atua por dentro no esquema 4-1-4-1 do treinador e é responsável pela marcação na segunda linha, por carregar a bola até ao ataque e, inclusive, pisar na área do adversário para finalizar ou dar assistências.

Foi assim que Ruan Oliveira marcou um golaço contra o Cuiabá e deu assistência para Yuri Alberto abrir o marcador contra o Santos na Vila Belmiro.

O Corinthians estendeu o empréstimo de Ruan Oliveira até o fim desta temporada e deve exercer o direito de compra pelo jogador. Para ficar com mais 60% dos direitos econômicos de Ruan que pertencem ao Metropolitano-SC, o clube paulista precisa desembolsar R$ 2 milhões. O Timão já detém 10% do jogador.

Ruan Oliveira ficou três anos sem jogar futebol após realizar e corrigir cirurgias ligamentares no joelho. Ele seria dispensado caso Luxemburgo não tivesse observado o meia treinando separado no CT Joaquim Grava.

Siga Samir Carvalho no canal Café do Setorista, no Youtube, no Twitter e no Instagram