Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Monteiro salva set points, vence estreia e vai encarar top 10 na Austrália

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

08/02/2021 23h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de sacar para o set, ter o serviço quebrado e perder 13 pontos consecutivos, Thiago Monteiro se recuperou a tempo, salvou um set point na primeira parcial e, então, deslanchou para uma bela vitória por 7/6(6), 6/1 e 6/2 sobre o eslovaco Andrej Martin (#103 do mundo) em sua estreia nesta edição do Australian Open. Número 1 do Brasil e 74 do mundo, o cearense avança pela primeira vez na carreira à segunda rodada em Melbourne.

Em sua terceira participação na chave principal, Monteiro enfrentará em seguida o russo Andrey Rublev, número 8 do mundo, que estreou nesta terça-feira fazendo 6/3, 6/3 e 6/4 em cima do alemão Yannick Hanfmann.

Como aconteceu

O brasileiro começou melhor a partida, quebrando o serviço de Martin no quinto game graças a um backhand vencedor no break point. Monteiro manteve a vantagem até sacar em 5/3, mas viu o eslovaco iniciar uma reação furiosa. Apostando em golpes mais retos e agressivos, Martin mudou a balança da partida, venceu 13 pontos seguidos e devolveu a quebra, igualando o placar pouco depois em 5/5. O eslovaco também saiu de 2/4 para 6/4 no tie-break, mas foi aí que Monteiro reagiu bravamente. Primeiro, confirmou seu serviço. Depois, com Martin sacando em 6/5, o cearense venceu um longo rali, com direito a um excelente lob defensivo, para igualar o game. Dois erros de Martin depois, Monteiro fez 7/6(6) e fechou a parcial.

Depois de ver que não conseguia levar a melhor na maioria das trocas de bola do fundo de quadra, Martin seguiu apostando em um plano de jogo kamikaze, arriscando bolas mais retas e potentes. Não adiantou. O brasileiro conseguiu quebras no quarto e no sexto games e rapidamente fez 6/1 no segundo set. O terceiro foi mais do mesmo, e o eslovaco não teve recursos para mudar a dinâmica da partida. Sacando melhor e dominando da linha de base, Monteiro não precisou fazer nada muito diferente para seguir controlando as ações. Sem grande demora, fez 6/2 e garantiu seu lugar na segunda rodada.

O que significa

Como resultado, a vitória não surpreende. Monteiro é um tenista melhor do que Martin, e o normal era o brasileiro avançar. O triunfo se faz mais relevante justamente pelo que Thiago mostrou no fim do primeiro set. Depois de perder 13 pontos seguidos e o controle das ações, o cearense foi brilhante nos pontos mais importantes. Primeiro, quando sacou em 4/6 no tie-break. Depois, quando saiu da defesa para o ataque no rali em que Martin sacou em 6/5. Ao vencer quatro pontos seguidos ali, jogando com cautela e, ao mesmo tempo, sem deixar o rival confortável para agredir, Monteiro mandou o recado de que não perderia o jogo. O eslovaco teria de buscar os pontos por conta própria. Mentalmente, aqueles quatro pontos fizeram toda a diferença do mundo. É esse tipo de postura que o brasileiro precisa para seguir subindo no ranking.

Torne-se um apoiador do blog e tenha acesso a conteúdo exclusivo (posts, podcasts e newsletters semanais) e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.