Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Osaka vacila, desconta na raquete e tomba diante de adolescente no US Open
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Naomi Osaka sacou para o jogo e esteve a três pontos de avançar às oitavas de final do US Open, mas desandou a errar, perdeu a paciência e acabou eliminada do slam americano pela jovem Leylah Fernandez, de 18 anos e atual número 73 do mundo. Enquanto Osaka atirou a raquete no chão duas vezes e isolou uma bolinha, a adversária canadense abriu vantagem no set decisivo e triunfou por 5/7, 7/6(2) e 6/4.
Classificada para as oitavas de um slam pela primeira vez na vida, a jovem Fernandez agora vai enfrentar outra campeã do US Open. Sua próxima rival será a alemã Angelique Kerber, que bateu nesta sexta-feira a americana Sloane Stephens por 5/7, 6/2 e 6/3.
Como aconteceu
O primeiro set começou morno. Depois que Fernandez salvou um break point no game inicial, as duas tenistas passaram a confirmar seus serviços sem dificuldade. Osaka era a mais agressiva em quadra, mas a canadense também atacava quando tinha a chance. Assim, a partida seguiu sem muitos ralis e com mais erros não forçados do que winners. Bastou um game um pouco melhor para a ex-número 1 fazer a diferença. No 11º game, com duas direitas vencedoras e uma esquerda funda que fez a oponente cometer um erro, a japonesa conseguiu a primeira quebra do jogo e, na sequência, sacou para fechar a parcial em 7/5.
O segundo set não foi muito diferente, e ambas confirmaram seus serviços sem muitos problemas até a reta final. Fernandez saiu de 0/30 em duas oportunidades, mas não precisou encarar um break point. No entanto, novamente no 11º game, a coisa mudou. A canadense abriu seu game de serviço com dois erros não forçados, e quando Osaka encaixou uma devolução profunda, a adolescente cometeu outra falha e cedeu um triplo break point. A adolescente salvou o primeiro com um ace e o segundo com um erro forçado da adversária, mas Naomi encaixou uma paralela de esquerda perfeita para conseguir a quebra.
Com 6/5 de frente, bastava confirmar o serviço para selar a vaga nas oitavas, mas foi a vez de Osaka cometer seguidos erros e perder o saque. A decisão, então, veio no tie-break, e Naomi seguiu cometendo erros e dando pontos de graça para Fernandez. A canadense aproveitou, enquanto a japonesa perdeu a calma, atirou a raquete no chão duas vezes e foi vaiada pelo público. Leylah fez 7/2 e forçou o terceiro set.
Quando a parcial decisiva começou, Osaka ainda se mostrava errática e impaciente. Fernandez aproveitou e quebrou a japonesa já no primeiro game. Ainda irritada, Naomi isolou uma bolinha e foi punida com uma advertência. A canadense ainda teve dois break points para abrir 3/0, mas Osaka se salvou jogando bons pontos e readquiriu sua confiança. Ainda era preciso devolver a quebra, mas a adolescente não dava pontos de graça. Fernandez seguiu com um ótimo aproveitamento de primeiro no saque e não deu chances à rival. No décimo game, sacando para o jogo, manteve a calma e confirmou o serviço sem perder pontos.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.