Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

De virada, Stefani e Dabrowski batem ucranianas e vão às quartas no US Open

Reproducão/Star+
Imagem: Reproducão/Star+

Colunista do UOL

06/09/2021 19h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lidar com as devoluções e saques potentes de Marta Kostyuk e Dayana Yastremska não foi nada simples, e o começo da partida desta segunda-feira não foi nada animador. A brasileira Luisa Stefani e a canadense Gabriela Dabrowski, porém, encontraram um caminho, viraram o jogo e se classificaram para as quartas de final do US Open por 6/7(5), 6/4 e 6/2.

A medalhista de bronze em Tóquio-2020 e sua parceira agora somam 12 vitórias em seus últimos 13 jogos e seguem como fortes candidatas ao título em Nova York. Nas quartas, Luisa e Gaby vão enfrentar as vencedoras do jogo entre as irmãs Arina e Anastasia Rodionova e as tchecas Marie Bouzkova e Lucie Hradecka.

Como aconteceu

O começo foi o melhor possível para o time da brasileira. Com um voleio errado de Kostyuk e uma direita longa de Yastremska, Luisa e Gaby abriram a partida com uma quebra de saque. As ucranianas ameaçaram com boas devoluções no segundo game, mas brasileira e canadense salvaram um break point e mantiveram a dianteira. A pressão das europeias continuou até que no oitavo game, após uma devolução de Kostyuk, Luisa errou um voleio no break point, e isso deixou o set igualado em 4/4.

Kostyuk e Yastremska seguiam melhor no jogo e tiveram um set point no décimo game, mas a brasileira salvou com um ace. Dois pontos depois, Luisa fez uma paralela quase de costas e confirmou o serviço. A decisão foi para o tie-break, e as devoluções das ucranianas continuaram a fazer diferença. Após um bom retorno de Yastremska e uma dupla falta da brasileira, Kostyuk foi para o saque liderando por 3/0, e as europeias não desperdiçaram a vantagem, fechando em 7/6(5).

O início do segundo set continuou deixando ainda mais claro que a maior potência das ucranianas seria difícil de superar. Uma dupla falta de Dabrowski cedeu uma quebra logo no primeiro game. Luisa e Gaby seguiram lutando e tiveram uma chance de quebra no sexto game, com Kostyuk no saque, mas Yastremska matou o ponto na rede depois de uma devolução fraca da canadense. No oitavo game, finalmente veio o empate, graças a uma boa devolução e um belo voleio de Dabrowski, que forçou uma falha de Yastremska no break point.

O placar ficou em 4/4, e o jogo mudou outra vez. Com o momento a seu favor, brasileira e canadense aproveitaram uma dupla falta de Kostyuk no décimo game, quebraram mais uma fez e fecharam a parcial em 6/4, forçando o terceiro set.

Yastremska salvou um break point já no segundo game da parcial decisiva, mas Kostyuk fez um péssimo quarto game. Luisa e Gaby desperdiçaram quatro chances com devoluções ruins, mas converteram o quinto break point após um ótimo retorno da canadense e um voleio da brasileira. Pouco depois, Stefani confirmou o saque para consolidar a vantagem e fazer 4/1. Mais uma quebra no sexto game fechou a conta.

Bruno também nas quartas

Mais cedo, Bruno Soares e Jamie Murray venceram mais uma na chave de duplas. Brasileiro e britânico enfrentaram dois sets duros diante do alemão Dominik Koepfer e do finlandês Emil Ruusuvuori, mas dominaram o terceiro e triunfaram por 7/6(6), 6/7(4) e 6/1.

O brasileiro defende o título do torneio, pois foi campeão ao lado do croata Mate Pavic no ano passado. Agora, ao lado de Murray, vai enfrentar nas quartas de final o time cabeça de chave número 2, formado pelo argentino Horacio Zeballos e o espanhol Marcel Granollers. Nesta segunda, eles passaram pelo paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi e o britânico Jonny O'Mara

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.