Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com devoluções precisas, Soares e Murray viram jogo e vão à semi no US Open

Reprodução/Star+
Imagem: Reprodução/Star+

Colunista do UOL

07/09/2021 21h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O primeiro set escapou por pouco, e Bruno Soares e Jamie Murray tiveram de lutar por mais tempo do que o desejável, mas conseguiram uma virada suada e se classificaram para as semifinais do US Open. A vitória desta terça-feira, sobre os cabeças de chave 2, o argentino Horacio Zeballos e o espanhol Marcel Granollers, teve parciais de 6/7(5), 6/4 e 6/4.

Em seu primeiro torneio desde que teve uma apendicite e precisou passar por uma cirurgia no Japão, antes de competir nos Jogos Olímpicos, Bruno Soares tenta defender seu título em Nova York. Ele agora soma nove vitórias seguidas no US Open, já que no ano passado levantou o troféu ao lado do croata Mate Pavic.

Para voltar à final, desta vez ao lado de Jamie Murray - irmão mais velho de Andy - será preciso superar agora o time formado pelo australiano John Peers e o eslovaco Filip Polasek, que são os cabeças de chave 8 do US Open. A outra vaga no jogo que vale o título será decidida entre os americanos Steve Johnson e Sam Querrey e a parceria formada pelo também americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury.

Como aconteceu

O início não foi nada bom para Soares e Murray. Com o escocês no saque, Granollers encaixou três ótimas devoluções. Uma delas forçou um erro do brasileiro e as outras foram winners na paralela que valeram uma quebra de saque. Espanhol e argentino mantiveram a vantagem até o sexto game, quando foi a vez de Bruno encaixar ótimos retornos. Primeiro, um winner de forehand. Depois, um ótimo lob para fechar a rede na sequência. Por último, com break point, uma devolução profunda que preparou o ponto para Murray definir com um voleio. O placar ficou em 3/3, e o jogo seguiu parelho até o 12º game, quando foi a vez de Murray nas devoluções. Dois winners do escocês renderam dois sets points ao time, mas Granollers fez dois aces e mandou a decisão para o tie-break. No game de desempate, todos pontos foram vencidos pelos sacadores até que o brasileiro foi para o serviço com o placar em 5/6. Bruno, então, cometeu uma dupla falta e deu a parcial para os rivais: 7/6(5).

Brasileiro e escocês seguiram agredindo nas devoluções e ameaçando os serviços dos rivais. No primeiro game do segundo, foram três break points, mas Granollers novamente se salvou com três saques excelentes. No quinto game, porém, não houve como. Com 30/40 no placar, Bruno Soares encaixou uma ótima devolução de esquerda na paralela e conseguiu a quebra. Depois disso, a parceria foi impecável nos games de serviço e manteve a vantagem até forçar o terceiro set.

Na parcial decisiva, a pressão sobre o saque de Granollers continuou. No terceiro game, uma passada de Murray deixou o placar em 0/40. O espanhol encaixou mais dois bons saques, mas no terceiro um excelente retorno do brasileiro forçou um erro do time rival. O momento era favorável, mas Soares passou um susto no quarto game, quando cedeu um break point. O brasileiro, entretanto, respondeu à altura e fez um ace. Dois pontos depois, confirmou o serviço e fez 3/1. Na reta final da partida, espanhol e argentino passaram a ameaçar mais com as devoluções. No sétimo game, Bruno cometeu mais uma dupla falta para ceder um novo break point. De novo, um bom saque - desta vez seguido por um excelente smash - evitou a quebra, e o brasileiro confirmou para fazer 5/3.

No nono game, Zeballos também fez seu game de saque, o que deixou a tarefa de fechar o jogo nas mãos de Jamie. O britânico não decepcionou, encaixou quase todos os primeiros saques e, quando Granollers mandou uma devolução na rede, a vaga na final foi carimbada.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.