Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Igor Marcondes se afasta do circuito após novo caso de doping
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Igor Marcondes, tenista número 272 do mundo e atual número 5 do Brasil, decidiu se afastar do circuito mundial após ser notificado pela Federação Internacional de Tênis (ITF) sobre uma possível violação ao programa antidopagem.
Em sua conta no Instagram, Marcondes, de 24 anos, relata que após o Challenger de Blumenau, em janeiro, recebeu um comunicado da ITF devido a "problemas decorrentes da minha localização em 3 (três) situações no ano de 2021. Por se tratar de um assunto delicado e importante, decidi procurar ajuda profissional e me afastar temporariamente do circuito internacional para me dedicar à defesa da melhor maneira possível perante à ITF. Finalizando agradecendo o apoio recebido e informo que me dedicarei ao máximo para voltar o mais breve possível."
O controle antidopagem exige que atletas informem às autoridades sua localização em pelo menos uma hora de cada dia. É assim que os tenistas são encontrados para testes-surpresa e fora de competição. Quando um atleta não é encontrado em três ocasiões diferentes durante um período de 12 meses, as ausências constituem violação ao regulamento. O tenista, então, é notificado e sujeito a suspensão. O próximo passo para Marcondes será apresentar sua defesa, o que deve acontecer ainda neste mês. Em seguida, o brasileiro aguardará uma decisão da ITIA, a Agência Internacional de Integridade do Tênis, que trata de casos de doping e manipulação de resultados.
No caso de Marcondes, a punição pode ser bem grave. Ele já foi suspenso por doping em junho de 2018, quando era o número 772 do mundo. Em um exame no dia 8 de março daquele ano, em Portugal, foi encontrada hidroclorotiazida, uma substância proibida que faz parte da seção de diuréticos e agentes mascarantes na lista da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês). Ele foi suspenso do circuito por nove meses.
Marcondes vinha em bom momento na carreira. Em dezembro do ano passado, foi campeão do Challenger de Florianópolis. Foi seu primeiro título profissional na carreira. No mês passado, foi campeão de outro Challenger, este disputado em Blumenau. O paulista, que não figurava nem entre os 600 melhores do mundo até setembro do ano passado, saltou para o top 300 e surgia como um dos nomes preferidos dos fãs de tênis para ganhar um convite e disputar o Rio Open.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.