Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Zverev faz jogo quase perfeito, bate Alcaraz e vai à semi de Roland Garros
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Cerca de um mês atrás, quando Carlos Alcaraz (hoje #6 do mundo, 20 anos) e Alexander Zverev (#3, 25 anos) se enfrentaram na fina do Masters de 1000 Madri, o espanhol dominou as ações e triunfou em dois sets fáceis. Nesta quarta-feira, em Roland Garros, os papéis se inverteram. Zverev deu uma aula técnica e tática, fazendo uma partida impecável do fundo de quadra e jogando a responsabilidade para o garotão, que, errático e impaciente, empilhou erros não forçados e e break points perdidos. No fim, o alemão, azarão nas casas de apostas, triunfou por 6/4, 6/4, 4/6 e 7/6(7), em 3h18min, e avançou às semifinais de Roland Garros.
Foi a primeira vez, em 12 tentativas, que Zverev derrotou um tenista do top em um torneio do Grand Slam. Ele agora espera pelo duelo entre Rafael Nadal e Novak Djokovic para saber quem será seu próximo adversário. Espanhol e sérvio duelam também nesta quarta, a partir das 15h45min (de Brasília), na Quadra Philippe Chatrier.
Como aconteceu
O duelo já começou muito diferente do que aconteceu em Madri, onde Alcaraz dominou desde os primeiros minutos. Nesta terça, Zverev mostrou-se muito mais sólido do fundo de quadra. Ainda assim, precisou salvar um break point no segundo game. Quem não mostrava tanta consistência era Alcaraz. Enquanto o alemão conseguia manter bolas fundas e potentes, o espanhol empilhava erros e mesmo quando tentava agredir não conseguia desequilibrar o rival com a frequência necessária. No quinto game, Zverev conseguiu suas primeira chances de quebra. Alcaraz salvou o primeiro com um break point, mas tentou um saque-e-voleio no segundo e não teve sucesso. Depois da quebra, Sascha só perdeu dois pontos em seus games de saque e fechou a parcial em 6/4.
"No puede ser"
A segunda parcial começou com Alcaraz pressionando Zverev, mas o espanhol desperdiçou um break point no quarto game ao mandar para muito longe uma devolução de um segundo saque muito curto do alemão. O tempo passava, e o espanhol se mostrava cada vez mais impaciente com o que acontecia. Depois do break point, as câmaras mostraram Carlitos gritando repetidamente "não pode ser!". Pouco depois, a história do set inicial se repetiu. Diante de um break point, Alcaraz tentou outra vez o saque-e-voleio. Novamente, se deu mal foi quebrado, permitindo a Sascha abrir 5/3.
Empurrado pelo público, o espanhol ainda conseguiu pressionar Zverev antes do fim do set e, após um ponto espetacular que incluiu um lob e uma curtinha, conseguiu um último break point. Alcaraz, contudo, desperdiçou a oportunidade com um erro não forçado - uma esquerda longa. Pouco depois, com um ace, Sascha fechou a parcial e abriu 2 sets a 0.
Curtinhas que decidem
Subir à rede não funcionou para Alcaraz nos break points e tampouco foi uma boa ideia no nono game do terceiro set, quando o placar mostrava 4/4. No primeiro ponto do game, o espanhol tentou e levou uma passada. Também cometeu uma dupla falta e, pouco depois, encarou outro break point. Desta vez, nada de saque-e-voleio. Uma curtinha salvou o espanhol. No game seguinte, com Zverev sacando em 4/5, o espanhol seguiu investindo nos drop shots. Três curtinhas seguidas tiraram o alemão do fundo de quadra e deram a Alcaraz a primeira quebra do jogo e o terceiro set: 6/4.
Zverev saca para o jogo e não fecha
Quando o quarto set começou, Alcaraz se mostrava menos hesitante e confirmava seus serviços sem tantos problemas. Além disso, o espanhol passou a errar menos, equiparando-se pela primeira vez na partida ao número de falhas não forçadas de Zverev. O alemão, contudo, continuava a cuidar muito bem do seu saque, dando poucas chances ao garotão. A paciência de Sascha foi recompensada no nono game. Primeiro, com Alcaraz à rede, Zverev fez uma passada perfeita para chegar a 0/30. Depois, Alcaraz cometeu um erro e cedeu dois break points (15/40).
Zverev errou uma devolução no segundo saque no primeiro deles, mas Alcaraz cometeu uma dupla falta no segundo break point e entregou o game. Depois disso, Sascha só precisava confirmar seu saque e carimbar a vaga na semi, mas não chegou nem perto disso. Com dois erros não forçados, o #3 do mundo deu três break points para o espanhol. Na segunda chance, uma esquerda vencedora de Alcaraz igualou o set mais uma vez (5/5).
A decisão, então, foi para o tie-break, e Zverev saiu na frente, conquistando um mini-break com uma curtinha perfeita, mas Alcaraz se recuperou com uma devolução vencedora. Mais um mini-break para cada lado e, na virada de lado, o placar mostrava 3/3. O espanhol ficou à frente por 5/4 após um pontaço com duas curtinhas e um lob, mas o alemão fez uma esquerda vencedora e igualou o placar. Alcaraz, entretanto, fez uma esquerda paralela espetacular para chegar ao set point (6/5), mas perdeu a chance ao errar uma esquerda. Zverev, então, chegou ao match point com o saque, mas jogou uma esquerda não forçada na rede e não fechou. No segundo match point, porém, o alemão não perdoou. Fez uma devolução vencedora na paralela e depois só comemorou.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.