Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nadal vence com abandono de Zverev e volta à final de Roland Garros

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

03/06/2022 13h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Rafael Nadal e Alexander Zverev faziam uma semifinal duríssima, cheia de altos e baixos e muitas quebras de saque quando o alemão torceu o tornozelo direito no fim do segundo set e precisou abandonar. Nadal venceu o primeiro set por 7/6(8), e a segunda parcial estava igualada em 6/6 no momento da desistência. A partida terminou com 3h13min de duração.

A vitória, que vem no dia de seu 36º aniversário, coloca Rafa em mais uma final de Roland Garros. Em busca de seu 14º título no torneio francês e seu 22º troféu em um slam, Nadal agora aguarda o duelo entre o croata Marin Cilic e o norueguês Casper Ruud, que será também nesta sexta-feira, para saber quem será seu adversário.

Como aconteceu

O primeiro set teve duas metades bastantes distintas. No começo, Zverev foi fabuloso. Dominou as trocas de bola, disparou winners de toda a parte e manteve mais de 90% de aproveitamento de primeiro serviço até o sexto game. Foi assim que Sascha quebrou Rafa no primeiro game e liderou até 4/2.

A partir daí, a coisa mudou. Nadal seguiu firme, mas Zverev viu seu nível cair. No oitavo game, fez três winners para abrir 40/30, mas cometeu uma dupla falta e uma série de erros em bolas fáceis perto da rede e pagou o preço, perdendo o serviço. No décimo game, Nadal voltou a ameaçar e teve três set points no saque do rival, mas desta vez Zverev fechou a porta com três ótimos serviços.

Zverev perde quatro set points seguidos

Com o jogo nervoso, Nadal ainda salvou dois break points no 11º game com um ótimo saque e um saque-e-voleio. Pouco depois, com mais de 1h10min de partida, o set foi para o tie-break. Nadal saiu na frente graças a um erro não forçado de Zverev, mas alemão logo compensou. Sascha partiu para o ataque com precisão, ganhou a maioria dos ralis e abriu 6/2.

Nadal, porém, deu o troco. Salvou quatro set points seguidos - inclusive um com uma passada na cruzada, quando Zverev tinha a quadra aberta para matar o ponto (veja acima) - e passou à frente com um lindo forehand na paralela. Zverev também salvou mais dois set points, mas Rafa chegou ao sexto set point depois de uma curtinha e, finalmente, fechou o set em 7/6(8) com uma passada indefensável na paralela (veja abaixo).

O segundo set começou com poucos winners, vários erros e muitas quebras. Nadal saiu na frente, mas perdeu o serviço no segundo game, quando cometeu três erros não forçados. Rafa também quebrou no terceiro game, inclusive vencendo um dramático rali de 44 golpes no break point. No entanto, cometeu quatro falhas no game seguinte e perdeu seu saque mais uma vez.

Teto retrátil e umidade afetam a partida

As condições de jogo eram brutais. Com o teto retrátil fechado por causa da chuva, a umidade na Chatrier era altíssima. Nadal sofria mais porque suas bolas com top spin perdiam mais velocidade e ganhavam menos altura após quicarem. Além disso, o espanhol suava demais, e em certo momento ficou com o short tão encharcado que parou de guardar as bolas no bolso.

Zverev, o único que confirmou um saque até o oitavo game, teve 5/3 e a chance de fechar o segundo set, mas cometeu três duplas faltas e perdeu o serviço novamente. Ele também empilhava muito mais falhas do que winners. Na sequência, Nadal finalmente confirmou seu serviço, saindo de 0/30 para empatar o set em 5/5.

No 12º game, porém, veio o fim inesperado. Com Nadal sacando em 5/6, Zverev esticou-se para defender uma bola, errou o golpe, caiu no chão, virando o tornozelo e começou a gemer de dor. O ponto definiu o game e, com o placar em 6/6, Sascha foi erguido e levado de cadeira de rodas ao vestiário para receber atendimento médico. Ele voltou à quadra, mas não conseguiu continuar.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.