Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Bia Haddad não resiste aos winners de Ostapenko e perde estreia em Cincy
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Quando Jelena Ostapenko está em forma, é difícil evitar que a letã tome conta do jogo, e Bia Haddad Maia viveu essa experiência da pior maneira possível mais uma vez nesta segunda-feira, na primeira rodada do WTA 1000 de Cincinnati. Sem conseguir atacar diante do jogo ultra-agressivo de Ostapenko, a brasileira de 26 anos, número 16 do mundo, foi eliminada por 6/4 e 6/4.
Foi a terceira vez que Bia encarou no circuito a campeã de Roland Garros/2017, e foi a terceira vez que Ostapenko saiu com a vitória. Na final do WTA 250 de Seul, em 2017, e letã fez 6/7(5), 6/1 e 6/4. No ano seguinte, no WTA 1000 de Miami, Jelena venceu por 6/2 e 7/6(2).
Atual número 15 do ranking, a tenista de 25 anos vai enfrentar na segunda fase a vencedora do jogo entre a americana Madison Keys e a cazaque Yulia Putintseva. O duelo também será na noite desta segunda-feira.
Como aconteceu
Como já era de esperar, o duelo foi uma batalha tática entre o jogo ultra-agressivo de Ostapenko e a consistência de Haddad Maia. A letã correu mais riscos desde o começo e logo no terceiro game, após errar duas direitas, precisou encarar dois break points e se salvou com uma direita vencedora e um ótimo saque. Ostapenko também pressionava com as devoluções sempre que Bia não encaixava o primeiro serviço. No oitavo game, após um backhand errado da brasileira, Jelena teve seu primeiro break point. Nesse momento, porém, a consistência da paulista levou a melhor em um rali de bolas cruzadas que terminou com uma direita de Ostapenko para fora. No décimo game, a letão voltou a ameaçar e finalmente foi recompensada. Chegou a um set point após um erro da brasileira e, quando teve a chance, atacou com uma esquerda cruzada que Bia não conseguiu recolocar em jogo. Game e primeiro set, 6/4.
A brasileira deu uma resposta rápida. Logo no primeiro game do segundo set, quebrou o saque da letã após um winner de devolução e dois erros não forçados da rival. A dinâmica da partida, entretanto, não mudou. Ostapenko mostrava mais energia e sempre atacava o saque da brasileira. No quarto game, após uma dupla falta de Bia, Jelena devolveu a quebra com uma direita vencedora. Em seguida, confirmou seu serviço de zero e abriu 3/2. Mesmo quando conseguia alongar as trocas de bola, Bia Haddad não tinha sucesso ao tentar empurrar Ostapenko para atrás. A letã seguia jogando colada na linha, atacando e jogando a brasileira de um lado para o outro. No oitavo game, a história se repetiu. Com uma devolução vencedora, Ostapenko conseguiu mais dois break points (15/40). Bia escapou do primeiro graças a uma devolução que saiu por cerca de um centímetro. No segundo, porém, a letã encaixou uma devolução de direita indefensável e conseguiu a quebra decisiva.
Ostapenko só precisava confirmar o saque para fechar o jogo, mas cometeu três erros não forçados - Bia também fez um winner de devolução - e cedeu a quebra de volta. Pouco adiantou. No décimo game, sacando em 4/5, a brasileira errou três backhands e viu a rival fechar o jogo com mais uma direita vencedora.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.