Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nova parceira de Luisa Stefani será japonesa Ena Shibahara

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

23/08/2022 11h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de muito tempo de suspense, Luisa Stefani finalmente revelou quem será sua parceira na volta ao circuito: a japonesa Ena Shibahara, que poderá comemorar a união com a brasileira em casa, já que o primeiro torneio das duas como time será o WTA 500 de Tóquio, no Japão. O evento tem seu início marcado para o dia 19 de setembro.

A brasileira não joga uma partida oficial desde o dia 10 de setembro do ano passado. Ela disputava uma das semifinais do US Open ao lado da canadense Gabriela Dabrowski quando sofreu uma ruptura no ligamento anterior cruzado do joelho direito e teve de ser retirada de quadra em uma cadeira de rodas.

A paulista de 25 anos passou por uma cirurgia em Chicago, nos Estados Unidos, e vem se recuperando desde então. Luisa chegou a ocupar o posto de número 9 do mundo em novembro do ano passado, mas, sem competir, perdeu a maioria dos pontos que tinha e hoje é apenas a #99 do ranking. Depois do US Open, quando serão descontados seus pontos pela campanha de 2021, a brasileira deixará de aparecer na lista.

Shibahara, de 24 anos, nasceu nos Estados Unidos e jogou tênis universitário pela faculdade UCLA, da Califórnia, mas defende o Japão no circuito mundial desde 2019. Até janeiro deste ano, ela formava parceria fixa com a também japonesa Shuko Aoyama, mas o time se separou após o Australian Open e ela jogou a maior parte dos torneios recentes com a americana Asia Muhammad.

Atual número 12 do mundo, Shibahara já foi a #4 do ranking, em março deste ano, e tem no currículo oito títulos de duplas em torneios de nível WTA. Em slams, seus melhores resultados foram as semifinais em Wimbledon/2021 e no Australian Open/2022. Nas duplas mistas, a japonesa foi campeã de Roland Garros este ano, ao lado do holandês Wesley Koolhof.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.