Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Monteiro supera eslovaco e avança no US Open pela primeira vez na carreira

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

29/08/2022 19h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de Beatriz Haddad Maia vencer sua primeira partida de chave principal no US Open, foi a vez de Thiago Monteiro quebrar seu tabu pessoal. Em sua quinta participação na chave do slam nova-iorquino, o número 1 do Brasil e 67 do mundo finalmente somou uma vitória. Ela veio por 3 sets 1 em cima do eslovaco Alex Molcan, #40 do ranking, que é treinado pelo famoso Marian Vajda, ex-técnico de Novak Djokovic. As parciais foram de 6/4, 4/6, 6/4 e 6/1.

Na segunda rodada, Monteiro vai encarar o forte russo Karen Khachanov. Atual número 31 do mundo, venceu sua estreia no torneio também nesta segunda-feira ao fazer 3/6, 6/1, 6/2 e 6/2 em cima do americano Denis Kudla. Monteiro e Khachanov já duelaram duas vezes no circuito, e o russo venceu ambas. A última delas foi recente, no saibro do ATP 250 de Belgrado. O jogo valia pelas quartas de final, e o europeu triunfou por 7/5 e 6/4.

Até esta edição 2022 do US Open, Monteiro esteve na chave principal do torneio em 2017, 2019, 2020 e 2021, mas foi derrotado, respectivamente, por Malek Jaziri, Bradley Klahn, Féliz Auger-Aliassime e Daniel Evans.

Como aconteceu

Thiago começou bem a partida, cuidando bem de seu primeiro serviço e vencendo 88% dos pontos com o fundamento. Molcan também confirmava seus games de serviço sem problemas, e o jogo foi sem break points até o nono game. No décimo, com Molcan sacando em 4/5, Monteiro aproveitou a pressão no rival e foi agressivo com seu forehand, disparando dois winners e chegando ao set point. O eslovaco salvou-se com um ace, mas cometeu uma dupla falta logo depois. Diante de um segundo set point, Molcan cometeu um erro não forçado em um voleio e deu a parcial ao brasileiro: 6/4.

Monteiro aproveitou o momento a seu favor e fez valer sua solidez para conseguir outra quebra já no segundo game do segundo set - cortesia de quatro erros não forçados do adversário. A vantagem (6/4 e 3/0) era boa, mas era apenas uma quebra de diferença no segundo set, e ela desapareceu quando Molcan foi ao ataque no quinto game e forçou três erros do brasileiro. Logo, o set estava empatado em 4/4. No nono game, mais três erros de Monteiro lhe custaram outro serviço e, no fim das contas, o set, já que Molcan confirmou e fez 6/4 pouco depois.

No terceiro set, os papéis de inverteram. Molcan manteve o embalo e saiu com uma quebra na frente. O eslovaco ainda teve mais dois break points para abrir 3/0, mas Monteiro se salvou e igualou o set em 2/2. Depois disso, o cearense ganhou moral quando saiu de 0/40 no quinto set para confirmar o serviço. Novamente, deu certo a ideia de agredir mais no décimo game, com Molcan sacando em 4/5. Diante de um set point, o europeu deu uma madeirada e perdeu o game e a parcial: 6/4.

O quarto set foi todo do brasileiro. Quando conseguiu a primeira quebra de vantagem, destruiu mentalmente o eslovaco, que deve cada vez menos sinais de ter forças para arrancar uma virada. Monteiro aproveitou e passou por cima até fechar em 6/1.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.