Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Última tenista a aplicar duplo 6/0, como Bia, foi campeã do US Open

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

30/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Beatriz Haddad Maia estreou no US Open de maneira fulminante, aplicando 6/0 e 6/0 - uma bicicleta, como se diz no meio do tênis - sobre a croata Ana Konjuh. Apesar de a história da modalidade estar cheia de vitórias maiúsculas e campeãs dominantes, não é um placar que acontece todos os dias. No US Open, por exemplo, a última vez que isso aconteceu foi protagonizada por uma atleta que acabaria conquistando o título daquele ano.

Segundo o grupo Opta, a última mulher a a plicar duplo 6/0 na chave de simples foi a japonesa Naomi Osaka, que bateu Aliaksandra Sasnovich na terceira rodada do torneio em 2018. Depois daquela partida, Naomi superou, em sequência, Aryna Sabalenka, Lesia Tsurenko, Madison Keys e Serena Williams, encerrando sua campanha com o troféu nas mãos.

Isso quer dizer que Bia necessariamente será campeã? Longe disso. Um placar de primeira rodada nunca deve ser o melhor dos parâmetros para garantir algo no tênis. O que fica claro, sim, é que a brasileira fez algo raro. Algo que exige forma acima da média. E é justamente isso que Bia vem mostrando há alguns meses. Não por acaso, ocupa o 15º posto no ranking mundial. Simples assim.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.