Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ruud derruba Berrettini e dá grande passo para buscar posto de #1 do mundo

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

06/09/2022 15h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Casper Ruud deu mais um passo importante para deixar definitivamente no passado o rótulo de saibrista e, de quebra, avançou na briga para assumir o posto de número 1 do mundo. Nesta terça-feira, o norueguês de 23 anos, #7 do mundo, bateu de forma impressionante o italiano Matteo Berrettini (26 anos, #14) e avançou pela primeira vez na carreira às semifinais do US Open. O triunfo teve parciais de 6/1, 6/4 e 7/6(4).

Ruud é um dos três tenistas com chances de sair de Nova York como número 1 do mundo. Os outros dois são os espanhóis Carlos Alcaraz, que ainda entrará em quadra pelas quartas de final, e Rafael Nadal, que foi eliminado nas oitavas pelo americano Frances Tiafoe. Os cenários são simples: caso Alcaraz e Ruud alcancem a final do US Open, o campeão assumirá a liderança do ranking. Se apenas um chegar à decisão, esse será o número 1. No entanto, se os dois perderam antes da final, o trono pertencerá a Rafael Nadal.

O adversário de Ruud, atual vice-campeão de Roland Garros, em sua primeira semifinal de slam em quadra dura sairá do jogo entre o australiano Nick Kyrgios e o russo Karen Khachanov. Os dois duelarão na sessão noturna desta terça-feira, no Estádio Arthur Ashe.

Como aconteceu

Os dois primeiros sets foram dominados pelo norueguês. Berrettini só conseguiu confirmar um saque quando já perdia por cinco zero. Mesmo assim, Ruud fechou a parcial pouco depois em 6/1. A mesma história aconteceu no segundo set. Casper quebrou o serviço de Matteo no terceiro e no quinto games, abrindo 5/1 mais uma vez. Foi aí que a partida começou a mudar de direção.

Depois de salvar três set points no sétimo game, Berrettini quebrou Ruud no oitavo. A reação veio tarde demais para salvar o segundo set, já que o norueguês fechou com seu serviço no décimo game (6/4), mas o italiano manteve o bom momento e a boa forma no terceiro set.

Berrettini passou a errar menos do fundo de quadra e começou a ganhar mais ralis, aumentando sua porcentagem de pontos vencidos com o segundo serviço. Com mais trocas de bola, Ruud, por sua vez, passou a cometer mais erros não forçados. Assim, Berrettini abriu 3/0, com uma quebra de vantagem, e manteve a dianteira salvando seis break points no set - quase sempre com ótimos saques - até que Ruud reagiu. Depois de salvar dois set points, Casper finalmente devolveu a quebra na sétima chance, com uma excelente devolução de esquerda. O norueguês igualou o set em 5/5 na sequência, e a parcial seguiu igualada até o tie-break.

O game de desempate começou com Ruud agredindo, forçando erros de Berrettini e abrindo 3/0. Quando o italiano errou uma esquerda cruzada, o norueguês abriu 4/1 e teve o saque para ampliar a vantagem. Berrettini até devolveu um dos mini-breaks, mas já era tarde para conseguir uma virada.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.