Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Khachanov surpreende, derruba Kyrgios e vai às semifinais do US Open
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Quando Daniil Medvedev e Rafael Nadal foram eliminados do US Open, Nick Kyrgios, vice-campeão de Wimbledon e algoz de Medvedev em Nova York, assumiu o posto de favorito ao título nas casas de apostas. Entretanto, com a expectativa nas costas, o australiano sucumbiu. Na noite desta terça-feira, Kyrgios lutou, queixou-se de dores na perna esquerda e, ainda assim, teve chances de bater Karen Khachanov (#31 do mundo) nas quartas de final. No entanto, o russo foi superior nos momentos decisivos do primeiro e do terceiro sets, largou na frente no quinto e saiu de quadra com um surpreendente triunfo por 7/5, 4/6, 7/5, 6/7(3) e 6/4.
Será a primeira vez de Khachanov nas semifinais de um slam. O russo já havia alcançado as quartas em Roland Garros/2019 e Wimbledon/2021, mas jamais avançado além disso. Este ano, em Nova York, ele vai encarar o norueguês Casper Ruud, que bateu o italiano Matteo Berrettini também nesta terça-feira. Atual número 7 do ranking, Ruud briga para terminar o torneio nova-iorquino como líder do ranking mundial e precisa chegar à final para ter chances.
Como aconteceu
Kyrgios começou a partida sacando tão bem como sempre, com mais de 70% de aproveitamento de primeiro serviço e nove aces no primeiro set. O problema para o australiano é que Khachanov se mostrava ainda melhor no serviço. O russo venceu 89% dos pontos com o primeiro saque e mais 80% com o segundo. A primeira chance de quebra só apareceu no 12º game, quando um tie-break parecia inevitável. Khachanov, contudo, aproveitou o break point com um lob perfeito que quebrou o serviço do rival e fechou o set: 7/5.
Nesse momento do jogo, Kyrgios reclamava de dores na perna e chegou até a dizer para sua equipe que não conseguia andar em quadra. Nick pediu tempo médico antes do segundo set e recebeu massagem na perna esquerda. Quando a segunda parcial começou, o atual vice-campeão de Wimbledon seguiu reclamando, mas conseguiu quebrar o serviço de Khachanov e, graças a seus ótimos saques, teve sucesso ao se manter na dianteira até o fim da parcial.
Chances perdidas e fim de set nervoso
Depois de aparentar estar próximo de abandonar o duelo, Kyrgios parecia melhor fisicamente no terceiro set. Khachanov, por sua vez, não se mostrava tão seguro quanto no começo do jogo. O russo precisou salvar dois break points no primeiro game e, mais tarde, outros dois break points no nono game, quando o placar mostrava 4/4. As chances perdidas custaram caro para Kyrgios, que se viu sacando em 4/5 e 15/40 pouco depois. No primeiro set point, Khachanov mandou para longe uma direita fácil, que teria decidido a parcial. Em seguida, o australiano puniu o rival com um ace no segundo set point e, logo depois, confirmou o saque para fazer 5/5. Novamente, um tie-break parecia iminente, mas o australiano falhou antes disso. Sacando em 5/6, cometeu dois erros não forçados e cedeu dois set points. Desta vez, Khachanov converteu após uma nova falha de Kyrgios: 7/5.
No começo do quarto set, a história do segundo se repetiu: Khachanov cometeu um par de erros não forçados e cedeu uma quebra no quinto game. Kyrgios, porém, devolveu a cortesia. Sacando com 3/2 no placar, subiu à rede e voleou mal e, em seguida, encarando um break point, fez uma dupla falta. Desta vez, a parcial foi igualada até o tie-break. No game de desempate, Kyrgios começou em grande forma, ganhando dois ralis espetaculares e abrindo 5/1 na virada de lado. Khachanov ainda salvou dois set points com o saque, mas a vantagem do australiano era grande demais.
Quando a parcial decisiva começou, Khachanov foi impecável. Devolveu saque, forçou Kyrgios e jogar mais ralis longos e não cometeu erros. Com uma boa subida à rede e um erro do australiano, o russo conseguiu uma quebra para fazer 1/0 e foi preciso no segundo game, salvando break point com um ace antes de fazer 2/0. Kyrgios seguiu ameaçando o saque do oponente, mas Khachanov escapou de outro break point no quarto game - cortesia de uma curtinha ruim do australiano. Karen teve menos problemas para confirmar no sexto game, quando abriu 4/2. No sétimo, Nick pareceu frustrado ao limite quando forçou uma direita e mandou longe. Ele, porém, se salvou de dois break points com um ótimo segundo serviço e, depois, com um erro de devolução do oponente. Não fez falta para Khachanov. O russo manteve seu saque sem titubear até fechar o jogo em 6/4.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.