Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Alcaraz salva match point, vira jogão de mais de 5h e vai à semi no US Open
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Defesas incríveis, contra-ataques improváveis, devoluções indefensáveis e até um ponto ganho após rebater com a raquete por trás das costas. Carlos Alcaraz só não fez chover dentro do Estádio Arthur Ashe porque a organização do torneio fechou o teto retrátil quando os primeiros pingos ameaçavam cair. E, ainda assim, o espanhol, atual número 4 do mundo, precisou ficar em quadra por 5h15min e salvar um match point contra um brilhante Jannik Sinner (21 anos, #13 do ranking). Alcaraz só triunfou no quinto set, por 6/3, 6/7(9), 6/7(0), 7/5 e 6/3, na partida que terminou mais tarde na história do US Open (2h50min no horário local), para conquistar uma vaga nas semifinais do torneio.
Aos 19 anos, Alcaraz torna-se o mais jovem semifinalista em um torneio do Grand Slam desde Rafael Nadal, que também tinha 19 em 2005. E mais do que isso: ao seguir vivo no torneio nova-iorquino, Carlitos segue com chances de assumir a liderança do ranking mundial já na semana que vem. Ele será o número 1 se for campeão do torneio ou se alcançar a final desde que o norueguês Casper Ruud, também na briga, perca a sua semi para o russo Karen Khachanov.
O próximo oponente de Alcaraz em Flushing Meadows será o americano Frances Tiafoe, algoz de Rafael Nadal nas oitavas de final. Nesta quarta-feira, nas quartas, Tiafoe eliminou o russo Andrey Rublev por 7/6(3), 7/6(0) e 6/4. Será a primeira vez de ambos nas semifinais de um slam e o segundo confronto direto entre eles. O primeiro aconteceu no ATP 500 de Barcelona do ano passado, no saibro, e Tiafoe levou a melhor por 6/4 e 7/6(2).
Como aconteceu
Alcaraz e Sinner trocaram quebras de saque no início do primeiro set, mas o jogo, que parecia rumar para o equilíbrio, logo caiu no controle de Alcaraz, que se defendia melhor e forçava Sinner a arriscar demais e, consequentemente, cometer mais erros. Assim, o italiano perdeu o serviço mais duas vezes e viu Alcaraz fazer 6/3 sem grandes problemas.
O segundo set foi muito diferente. Sinner conseguiu uma quebra de frente e cuidou bem de seu saque até o nono game. Sacando para fechar a parcial, contudo, não resistiu à pressão do oponente. Alcaraz não só devolveu a quebra e igualou a parcial em 5/5 como conquistou quatro set points com Sinner sacando em 5/6. O italiano salvou três deles com ótimos saques, mas contou com a sorte ao ver Alcaraz errar uma direita com a quadra aberta. O ponto daria o set ao espanhol. Em vez disso, Sinner forçou o tie-break e levou a melhor, salvando um quinto set point e fechando o set em 7/6(7).
A terceira parcial começou com Alcaraz na frente, mas Sinner devolveu a quebra e manteve as ações parelhas até o 11º game, quando Alcaraz pressionou e conseguiu a quebra. Na sequência, o espanhol sacou para fechar o set, mas foi Sinner quem brilhou e tomou as rédeas do jogo nesse momento. O italiano não só devolveu a quebra como fez um tie-break perfeito na sequência, sacando bem, agredindo com as devoluções e sem abrir frechas para os contra-ataques de Carlitos. Por 7/6(0), Sinner selou o set e abriu 2 a 1 na partida.
O quarto set começou com Alcaraz ainda incomodado com as chances perdidas, e Sinner aproveitou para quebrar e sair na frente, abrindo 2/0. Como quase sempre, o espanhol lutou e reagiu, devolvendo a quebra no sexto game e igualando a parcial em 3/3. Sinner, porém, não deixou o adversário respirar com tranquilidade. Com mais devoluções agressivas, voltou ao ataque e quebrou o saque do espanhol novamente. Na virada de lado, a transmissão de TV mostrou Alcaraz irritado, perguntando a seu técnico, Juan Carlos Ferrero, onde sacar. Enquanto isso, o italiano aproveitou o momento para abrir 5/3 e ficar a um game da vitória. No décimo game, porém, houve mais drama. Sinner fez dois aces, duas duplas faltas, e teve até um match point, mas desperdiçou com um erro não forçado. Ao errar outra direita perto da rede, perdeu o game, deixando o placar em 5/5. O momento mudou. Alcaraz ganhou confiança, levantou o público, confirmou seu saque de zero e, enquanto Sinner seguia com problemas no primeiro serviço, o espanhol anotou nova quebra para fechar a parcial em 7/5 e forçar o quinto set.
Na parcial decisiva, Sinner saiu na frente mais uma vez, mas Alcaraz respondeu imediatamente devolvendo a quebra. A parcial chegou igualada a 3/3, mas com o momento a favor do espanhol, que sacava melhor e continuava agredindo sempre que Sinner não encaixava o primeiro serviço. Carlitos quebrou o adversário mais uma vez para abrir 5/3 e conquistar a chance de sacar para o jogo. Desta vez, o espanhol não desperdiçou a chance. Foi sólido e selou a fatura.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.