Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Iga guarda o melhor para fim, bate Jabeur e conquista o US Open
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Ao longo de duas semanas, Iga Swiatek teve seus altos e baixos no US Open. Reclamou das bolas usadas pelo torneio, mudou a tensão das cordas de suas raquetes no meio de uma partida, somou mais erros não forçados do que winners em todas partidas e precisou de uma virada de última hora nas semifinais. Neste sábado, porém, com o troféu em jogo diante da tunisiana Ons Jabeur (#5), a número 1 do mundo mostrou o que tinha de melhor. Foi precisa nos ataques, encaixando paralelas dos dois lados, pressionou o saque da oponente o tempo inteiro e segurou uma brava reação da tunisiana no fim do segundo set. No fim, Iga triunfou por 6/2 e 7/6(5), conquistando o terceiro título de slam de sua carreira.
Campeã de Roland Garros em 2020 e 2022, Iga mantém assim uma série espetacular de vitórias em finais de nível WTA. Desde que foi derrotada na primeira decisão que disputou na carreira (Lugano/2019), a polonesa de 21 anos venceu todas as outras dez finais de que participou. E mais: não perdeu sets em nenhuma delas. E mais ainda: em 16 desses 20 sets, não cedeu mais do que três games.
Vantagem no ranking
A partir desta segunda-feira, Iga e Ons serão, respectivamente, números 1 e 2 do mundo. As posições já estavam determinadas antes da decisão, mas a vantagem da polonesa, que seria de menos de 4 mil pontos se ela tivesse perdido o jogo deste domingo, agora será de mais de 5 mil. Swiatek terá 9.560 pontos contra 4.496 de Jabeur. O resto do top 10 terá, nesta ordem, Anett Kontaveit, Paula Badosa, Jessica Pegula, Maria Sakkari, Aryna Sabalenka, Coco Gauff, Simona Halep e Caroline Garcia.
Como foi a final
Assim como na maioria das finais que disputa, Iga entrou em quadra confiante, atacando com precisão e controlando os ralis. Já no segundo game, a número 1 quebrou o saque de Jabeur e, sem demora, abriu 3/0 de frente. Jabeur esboçou uma reação jogando um quinto game espetacular. Disparou quatro winners, inclusive duas incríveis paralelas, e quebrou o saque de Iga. No entanto, seria difícil manter esse nível contra a melhor devolução do circuito feminino, e Iga voltou a controlar o jogo quando quebrou mais uma vez o saque de Jabeur no sexto game. Mais sólida e precisa nos ataques, a número 1 ainda somou mais uma quebra para fechar a parcial em 6/2.
O segundo set foi mais do mesmo. Iga encontrava respostas - quase sempre com winners - para tudo que Jabeur tentava. Ora experimentando golpes mais agressivos, ora jogando curtinhas ou subindo à rede, a tunisiana se mostrava cada vez mais frustrada e impaciente, enquanto Iga já abria 3/0 na parcial. Jabeur só saiu do zero quando salvou três break points com ótimos saques no quarto game. Ons ganhou confiança ao sair do buraco e aproveitou um breve momento instável de Iga para devolver a quebra e encostar no placar. O jogo, então, ficou equilibrado pela primeira vez. As duas trocaram quebras de saque novamente no sexto e sétimo games até que Jabeur confirmou e igualou o placar em 4/4.
No nono game, Jabeur teve mais três chances de quebra para fazer 5/4, mas não aproveitou. Em dois desses break points, esteve em ótima posição nos ralis, mas errou uma direita cruzada e uma esquerda na paralela, respectivamente. Na terceira chance, jogou na rede uma devolução de segundo saque. Iga, então, confirmou, abriu 5/4 e não deu mais chances em seu serviço. Jabeur, pressionada, confirmou para fazer 5/5 e salvou um match point antes de igualar em 6/6 e forçar o tie-break.
O game de desempate foi nervoso, com ambas oscilando. Na virada de lado, Swiatek liderava por 4/2, com um mini-break conquistado graças a um erro não forçado de Jabeur, mas a polonesa devolveu a cortesia ao jogar uma direita fácil na rede que deixou o placar em 4/4. Em seguida, a número 1 também errou uma esquerda simples, e Ons teve a chance de sacar para o terceiro set. Iga, porém, disparou uma direita indefensável que deixou o placar em 5/5. A tunisiana, então vacilou quando não podia. Errou duas direitas seguida e viu a número 1 festejar.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.