Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonarista e banido do esporte, Feijão ataca Moraes: 'Tu é do mal!'

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

01/11/2022 10h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-tenista profissional João Souza, o Feijão, banido do esporte por envolvimento em manipulação de resultados, usou sua conta no Twitter para atacar o ministro do Supermo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Pouco depois de Moraes postar um texto destacando a confiança do povo na democracia e passando uma mensagem de união, o ex-atleta rebateu:

"O que é teu, tá guardado amigo! Justiça tarda, mas não falha, agiu contra o povo do bem! Tu é do mal!"

O Saque e Voleio tentou entrar em contato com Feijão para ouvi-lo, mas as mensagens enviadas não tiveram resposta. O ex-atleta apagou a postagem pouco depois. Este texto será atualizado quando (se) o ex-tenista responder.

Feijão é bolsonarista assumido desde as últimas eleições. Em entrevista ao Saque e Voleio, em 2018, o tenista criticou a Lei Rouanet e destacou que Bolsonaro tinha bom histórico e queria "matar bandido". "Cara, eu parto dos seguintes princípios: o cara [Bolsonaro] tem a ficha limpa; não tem rabo amarrado com ninguém; o cara é a favor de porte de arma, que eu também sou; ele é praticamente a favor da pena de morte, e também sou." (leia a entrevista completa aqui)

Em janeiro de 2020, Feijão foi multado em US$ 200 mil e banido do esporte pelo órgão anticorrupção do tênis, a Tennis Integrity Unit (TIU). O paulista foi considerado culpado em casos de manipulação de resultado em torneios das séries Challenger e Future no Brasil, no México, nos Estados Unidos e na República Tcheca. Além disso, a TIU informou que o atleta: deixou de relatar propostas para manipular resultados; não cooperou totalmente com a TIU, inclusive destruindo provas; e pediu a outros tenistas que não dessem seu melhor dentro de quadra. Feijão, que chegou a ser o número 69 do mundo no ranking da ATP, hoje não pode sequer passar pelo portão de um torneio oficial. Inicialmente, ele falou em recorrer da decisão, mas acabou desistindo do processo.

O tweet direcionado a Moraes não foi o primeiro de Feijão com tema político. Defensor ferrenho de Bolsonaro, o ex-atleta também atacou o influencer Felipe Neto; o presidente eleito, Lula; e o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (veja acima).

Separação recente

Nos últimos dias, veio à tona que Feijão se separou de Sheila Mello, com quem tinha um namoro desde o começo de 2020. A dançarina de 44 anos foi quem tornou a separação pública. Em sua conta no Instagram, escreveu: "Fiquei quietinha esses dias cuidando de mim, do meu coração. Meu namoro acabou! Todo relacionamento carrega um aprendizado valioso, e assim será, ficarei com o bom da experiência!"

.