Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Podcast SeV S04E29 - Cossenza responde pré-Paris
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O podcast Saque e Voleio, exclusivo para apoiadores do blog, chega hoje com mais um episódio de Cossenza Responde. Desta vez, os assuntos passam pelo tênis brasileiro, pelo Mini-Four, casos de doping, a disputa pelo número 1 entre Rafael Nadal e Carlos Alcaraz, exibições de fim de ano e muito mais.
Importante: o episódio foi gravado na sexta-feira, antes do início do Masters 1000 de Paris e do WTA Finals, mas por problemas pessoais, só consegui postá-lo aqui no apoia.se hoje. Veja abaixo as perguntas que respondi e comentei no podcast:
- O tênis brasileiro tem perspectiva de melhores resultados no masculino em 2023?
- Alcaraz x Federer: como seria esse jogo que nunca ocorreu?
- Já li especulações que dizem provavelmente a Halep se dopava, calculando quando a substância seria eliminada para fazer o teste num momento adequado. Você acha que há um doping generalizado em esporte de alto nível? E, portanto, uma ciência do doping para evitar que os atletas sejam pegos?
- Continuando o raciocínio, diante dos 43564 casos de doping do tênis brasileiro, a CBT tem algum médico que trabalha para orientar os tenistas brasileiros? Sabe de algum tenista brasileiro que tenha médico no estafe?
- O que a Bia poderia focar em melhorar para 2023? Existe algum fundamento mais vulnerável ou ela poderia evoluir na leitura de jogo?
- tivemos o primeiro confronto entre Bia e Luisa (na final de duplas do WTA 1000 de Guadalajara). O que deu pra tirar dessa partida? Nas duplas, apesar da vitória da Luisa, quem está à frente?
- Medvedev, Zverev, Rublev, Tsitsipas…para você, Ale, esse grupo do Mini Four é melhor/mais talentoso que o grupo de Berdych/Ferrer/Tsonga? Ou simplesmente ganharam/vão ganhar mais títulos porque o Big 4 está saindo de cena?
- Qual seria o real motivo para jogadores do quilate do Nadal jogarem exibições? Depois de tanto tempo no circuito, viajando várias semanas no ano, será que não preferia aproveitar um tempo com a família? Não acredito que o motivo seja somente monetário, afinal esse tipo de jogador tem dinheiro para várias gerações! Será que é no sentido de saber a importância que tem para o tênis e ajudar a divulgar o esporte?
- Outro dia, conversando com um amigo meu, ele disse que existem mais profissionais de futebol ganhando dinheiro apenas em Minas Gerais que tenistas (que não ficam no vermelho) no mundo inteiro. Eu considero isso como um problema para o tênis. Acho pequena demais a proporção de pessoas que tentam o esporte profissionalmente e conseguem sobreviver dele. Principalmente se considerarmos todo o investimento necessário para se chegar ao nível profissional. Você concorda que isso seja um problema? Consegue vislumbrar uma solução para que essa proporção aumente?
- Vai haver briga pelo número 1 até o fim do ano entre Alcaraz e Nadal?
- O que faltou para a evolução do Mini four? Porque parece que, no balanço geral, Zverev, Medvedev, Tsitsipas e Rublev saíram decepcionando.
.
Quem já apoia o Saque e Voleio pode acessar o link para o episódio lá no Mural do Apoia.se.
Quem quiser pode aproveitar a ocasião para começar a apoiar o blog (com R$ 15 mensais, você tem direito a conteúdo exclusivo, grupo de bate-papo via Telegram, lives exclusivas e mais). Basta visitar o Apoia.se, conhecer melhor o programa de financiamento coletivo recorrente do Saque e Voleio e fazer sua contribuição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.