Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Agora é oficial: Djokovic está liberado para voltar ao Australian Open

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

17/11/2022 01h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se alguns dias atrás a imprensa australiana já esperava, agora é oficial: Novak Djokovic está liberado pelo governo a entrar no país e disputar o Australian Open. O novo ministro da Imigração da Austrália, Andrew Giles, revogou a decisão de seu antecessor, Alex Hawke, que cancelou o visto do tenista sérvio alegando, entre outras coisas, que ele não deveria pisar em solo australiano porque deveria ser considerado um risco à saúde e à ordem da comunidade durante um momento em que a Austrália não permitia a entrada de visitantes não-vacinados contra covid-19.

O comunicado divulgado pelo Ministério nesta quinta-feira informa que Giles, o atual ministro, tem o poder de revogar uma decisão de seu antecessor se o motivo para o cancelamento do visto não mais existir. Desde janeiro de 2022, quando Djokovic acabou deportado, as restrições alfandegárias relacionadas a covid-19 foram removidas pelo governo australiano - inclusive a obrigatoriedade de apresentar comprovante de vacinação. Portanto, "o sr. Djokovic recebeu um visto temporário para entrar na Austrália", diz o texto.

Como escrevi no texto anterior, a participação de Djokovic no Australian Open estava dúvida desde janeiro porque as leis da Austrália dizem que cidadãos deportados são automaticamente proibidos de entrarem no país por três anos. No entanto, o anúncio desta quinta-feira acaba com o mistério (veja o texto na íntegra abaixo, em inglês).

Djokovic venceu o Australian Open nove vezes, e seu retorno a Melbourne estará cheio de expectativa. O sérvio deve chegar ao torneio como favorito e, se levantar o troféu mais uma vez, conquistará seu 22º slam no total, igualando a marca que pertence atualmente a Rafael Nadal, recordista isolado de slams em simples na história do tênis masculino.

Coisas que eu acho:

- Djokovic ainda não falou sobre o assunto, mas agora que o anúncio é oficial, é de se esperar que ele fale na próxima coletiva que conceder em Turim, onde ele está disputando o ATP Finals esta semana.

- Som de hoje no meu Kuba Disco: "Everybody", dos Backstreet Boys, porque é fácil demais imaginar Djokovic dançando e cantando "Am I everything you need? You better rock your body now!", não?

- Já que entramos em aleatoriedades nesta seção do blog, fica aqui a indicação para a comédia "É o Fim", com Seth Rogen, Jonah Hill e James Franco (e a turma toda que costuma filmar com eles), com direito a participações inesperadas (e muito loucas) de Rihanna e Emma Watson, entre outros. Importante: é preciso ver até o fim para entender a relação do filme com um parágrafo deste post.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.