Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Rio Open terá Thiem, Musetti e Schwartzman além de Alcaraz e Ruud
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Rio Open anunciará ainda nesta quinta-feira um pacotão de peso para o torneio de 2023. Além dos já confirmados Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo, e Casper Ruud, terceiro do ranking, o ATP 500 carioca terá um trio fortíssimo no saibro: o austríaco Dominic Thiem, o argentino Diego Schwartzman e o italiano Lorenzo Musetti.
Thiem, 29 anos e ex-número 3 do mundo, é figurinha bem conhecida do público da Cidade Maravilhosa. Foi campeão do torneio em 2017 e esteve no evento também em 2016, 2018 e 2019. O currículo de Dominic no saibro é invejável. Além de duas finais de Roland Garros (2018 e 2019, perdeu ambas para Nadal), conquistou dez títulos de ATP na superfície. Em 2021, porém, o austríaco teve de operar um punho direito, e seu retorno levou mais tempo do que o esperado. Os resultados não vieram rapidamente, e Thiem ocupa atualmente o 103º posto na lista da ATP.
Schwartzman também é outro velho conhecido e campeão do Rio Open. O diminuto e carismático argentino levantou o troféu do torneio em 2018 e é o atual vice-campeão. Em 2022, só foi derrotado por Carlos Alcaraz, que fez 6/4 e 6/2 na decisão. Aos 30 anos e atual número 25 do mundo, Diego venceu no saibro três dos quatro torneios que conquistou: Istambul/2016, Rio/2018 e Buenos Aires/2021.
A grande novidade para os cariocas será o jovem italiano Lorenzo Musetti. O jovem de 20 anos, 23º do ranking mundial, por pouco não disputou o Rio Open em 2022. O acordo, desta vez, saiu, e o garotão estará no torneio em 2023. Musetti é um dos principais nomes da nova geração do tênis e já tem dois títulos de ATP no currículo - ambos conquistados este ano: Nápoles (quadra dura) e Hamburgo (saibro).
Coisas que eu acho que eu acho:
- Para não esquecer: o Rio Open de 2023 será disputado de 18 a 26 de feveiro, no mesmo Jockey Club Brasileiro de sempre. Os ingressos, que este ano foram colocados à venda mais cedo, já estão esgotados para todas as sessões.
- Os dois primeiros wild cards foram definidos no último fim de semana, durante a Maria Esther Bueno Cup. Escrevi sobre isso no post anterior.
- Som de hoje no meu Kuba Disco: Is This What It Feels Like To Feel Like This, dos Wombats, uma de minhas bandinhas preferidas que escrevem sobre temas depressivos.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.