Topo

Saque e Voleio

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lesão de Kyrgios deixa caminho ainda mais fácil para Djokovic na Austrália

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

16/01/2023 03h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nick Kyrgios está fora do Australian Open. O tenista da casa convocou uma entrevista coletiva para esta segunda-feira e avisou que passará por uma artroscopia para reparar o menisco e, por isso, nem entrará em quadra para sua partida de estreia.

O tenista de 27 anos, atual número 21 do mundo e vice-campeão de Wimbledon, era a maior esperança da torcida local este ano. Ele também era o principal nome do time australiano na United Cup, disputada há três semanas, mas deixou o evento às vésperas do início. Na época, Kyrgios citou um problema no tornozelo.

O desfalque de um dos tenistas com maior potencial do circuito deixa o caminho de Novak Djokovic ainda menos complicado. Esperava-se que o sérvio, cabeça de chave 4 e grande favorito ao título, encontrasse Kyrgios em um grande duelo nas quartas de final. Muitos - inclusive o autor deste texto - viam Nick como o nome com mais chances de eliminar Nole antes da final.

Kyrgios é um dos poucos tenistas com retrospecto positivo contra Djokovic no circuito. Em três partidas, o australiano superou o sérvio em duas. A última delas, porém, foi a mais importante - a final de Wimbledon - e terminou com triunfo de Nole. Kyrgios venceu o primeiro set, mas Djokovic foi impecável no resto do jogo e venceu de virada.

Os principais nomes na chave de Djokovic antes da final são o russo Andrey Rublev, cabeça de chave 5, e o dinamarquês Holger Rune, cabeça 9. Rublev, contudo, nunca passou das quartas de final em um slam. Rune, décimo do ranking aos 19 anos, também nunca alcançou uma semi neste nível. Além disso, este Australian Open é apenas o segundo de sua carreira profissional.

O lugar de Kyrgios na chave do Australian Open foi ocupado pelo americano Denis Kudla. Djokovic estreará no torneio nesta terça, contra o espanhol Roberto Carballés Baena (#75 do mundo).

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.