Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Stefani e Matos batem dupla da casa e vão às semifinais no Australian Open

Luisa Stefani e Rafael Matos na United Cup de 2023, na Austrália - Getty Images
Luisa Stefani e Rafael Matos na United Cup de 2023, na Austrália Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

23/01/2023 22h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Luisa Stefani e Rafael Matos foram escalados para abrir a rodada na Rod Laver Arena, a quadra principal do Australian Open, e não decepcionaram em sua primeira apresentação lá. Os brasileiros derrotaram a parceria da casa formada por Lizette Cabrera e John-Patrick Smith, fizeram 6/3 e 6/4 e conquistaram um lugar nas semifinais de duplas mistas em Melbourne.

É a primeira vez que Stefani e Matos jogam um slam juntos, e não é exagero afirmar que paulista e gaúcho têm chances de brigar pelo título. Seu próximo desafio, nas semifinais, será contra outra dupla formadad por tenistas australianos e convidados: Maddison Inglis e Jason Kubler ou Olivia Gadecki e Marc Polmans. No papel, os brasileiros serão favoritos.

A história da vitória

No primeiro set, a quebra que fez a diferença veio no sétimo game, quando a parceria brasileiro conseguiu se impor em ralis de Matos contra Cabrera no fundo de quadra. Foi com um rali assim, depois de dois break points salvos pelo time da casa, que Matos atacou com um forehand, forçando Smith a um erro e decidindo o game. Os brasileiros abriram 4/3 e aproveitaram o ótimo momento. No oitavo game, ganharam um rali espetacular (veja abaixo), defendendo-se de um lob e dois smashes de Smith. No nono, quebraram o australiano e fecharam o set em 6/3.

O segundo set começou mais duro, com Cabrera encaixando duas devoluções e conquistando dois break points no saque de Luisa. O time brasileiro, contudo, se salvou com Matos ganhando dois pontos junto à rede. Primeiro, um voleio após uma devolução de Smith. Depois, um smash na devolução de Cabrera. Dois belos saques de Luisa foram cruciais também. No game seguinte, os papéis se inverteram, e Rafa e Luisa converteram mais um break point quando o gaúcho matou o ponto com mais um voleio vencedor. A vantagem, porém, durou pouco. Dois bons pontos de Cabrera no fundo da quadra forçaram Matos a dois erros, e os australianos finalmente quebraram o serviço do gaúcho.

A maré mudou e, com 3/3 no placar, Luisa encarou mais dois break points em seu serviço. O time brasileiro, porém, escapou com um belo voleio de Matos e, depois, um ótimo saque da paulista, que terminou com um smash de Matos. Cabrera e Matos confirmaram sem problemas, mas com o placar em 4/5, foi Smith quem teve problemas com o game de saque. Primeiro, Cabrera errou um voleio. Depois, Luisa fez um excelente lob que provocou um erro do australiano. Os brasileiros ficaram a dois pontos da vitória e aproveitaram. Primeiro, Cabrera errou uma bola do fundo após um longo rali, o que deu quatro match points Matos e Stefani. Eles não vacilaram e fecharam o jogo quando uma ótima devolução do gaúcho forçou mais uma falha de Cabrera.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.