Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Brasileiro que postou invasão ao Congresso pega 12 meses em caso de doping
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O tenista brasileiro Gilbert Klier Jr., o mesmo que postou uma foto sorrindo durante a invasão ao Congresso Nacional, foi suspenso por 12 meses em um caso de doping. A punição foi anunciada nesta segunda-feira pela ITIA, a Agência Internacional de Integridade no Tênis.
No julgamento, a ITIA aceitou a defesa do brasileiro, que argumentou não ter ingerido a substância de maneira proposital, mas como resultado de um suplemento contaminado. No entanto, como já há um histórico de brasileiros flagrados em antidoping em casos semelhantes, onde também foram aceitos os argumentos de suplementos contaminados, a ITIA considerou que o brasileiro tinha "alguma responsabilidade" pelo teste positivo.
Em dezembro, Klier aceitou uma suspensão de 12 meses, que começa a contar desde a suspensão provisória, em 9 de junho. Assim, ele poderá voltar a competir a partir de 9 de junho deste ano. Até lá, ele não pode jogar nem entrar como espectador em nenhum torneio autorizado ou sancionado por nenhum órgão regulador do tênis no mundo.
Histórico brasileiro pesou contra
A suspensão de 12 meses é a mais severa aplicada em um caso de ingestão de suplemento contaminado no tênis. Isso acontece porque a ATP já emitiu um aviso, em setembro de 2019, recomendando extrema cautela aos tenistas que optam por usar suplementos feitos em farmácias de manipulação.
A sentença de Klier cita os casos de Marcelo Demoliner, Thomaz Bellucci, Igor Marcondes, Camila Bossi e Bia Haddad Maia - todos tenistas que cumpriram suspensão após ingerirem suplementos contaminados. O chileno Nicolas Jarry e o argentino Franco Agamenone também são citados - ambos testaram positivo após consumirem suplementos contaminados que foram feitos em farmácias de manipulação brasileiras. O documento lembra ainda o exemplo do nadador Cesar Cielo e de Andressa de Morais, do arremesso de disco.
Os casos mais recentes no tênis terminaram assim: Marcondes foi suspenso por nove meses; Haddad Maia e Agamenone pegaram 10 meses de gancho; e Jarry ficou 11 meses afastado. A ITIA considera que Klier tem um nível de culpa maior do que estes atletas porque já teria um conhecimento maior sobre os perigos de suplementos feitos em farmácias de manipulação. Por isso, sua suspensão é a maior de todas.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.