Topo

Saque e Voleio

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Djokovic prometeu contar tudo, mas sua coletiva poderia ter sido um email

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

22/02/2023 16h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nas últimas semanas, quase todas notícias sobre Novak Djokovic vieram indiretamente, de fontes ligadas ao atleta. O diretor do Australian Open, Craig Tiley, disse que o sérvio competiu em Melbourne com uma ruptura de 3cm na coxa; e seu irmão Djordje afirmou que Nole pediu uma autorização especial para competir nos Masters de Indian Wells e Miami, nos EUA, país onde não é permitida a entrada de estrangeiros não-vacinados contra covid-19. O veículo sérvio Sportal tentou saber mais, mas só ouviu do próprio Djokovic que haveria uma entrevista coletiva em que o tenista revelaria toda a verdade.

A coletiva foi realizada nesta quarta-feira, em Belgrado, diante de um grupo de jornalistas sérvios, em um clima tão amistoso quanto aquela malfadada e teatral entrevista para a CNN para "explicar" sua posição antivacina (evento que terminou sem explicação). E, mais uma vez, Djokovic não deu explicações. Sabe o meme da reunião que poderia ter sido um email? Pois esta coletiva foi assim.

Para começo de conversa, Djokovic não deu explicações sobre a lesão na coxa com a qual ele disputou e - brilhantemente, é bom que se diga - conquistou o Australian Open. Falou apenas que ainda não está 100% recuperado da lesão, mas que ele e seu time decidiram jogar o ATP de Dubai.

"Histórias sempre existem, não apenas no meu caso, mas com todo jogador que tem grandes resultados. Os críticos sempre estão ali, os que vão especular sobre se algo é verdadeiro ou não, mas eu não tenho a energia, o tempo ou a vontade de lidar com toda história que surge sobre mim. Sei o que é certo e o que é verdade", declarou o atual número 1 do mundo.

Um discurso bem diferente do que ele adotou alguns dias atrás, quando falou ao site Sportal alguns dias atrás: "Daqui a uns dias vou contar tudo. Ainda não posso dizer nada, sinto muito. Decidi dar uma coletiva de imprensa. Vou responder às perguntas lá."

Então... Djokovic não tem obrigação de falar sobre seu estado físico. Ponto pacífico. No entanto, a partir do momento em que o homem enche a boca para dizer que vai falar tudo, seria bom falar. Caso contrário, só reforça as teorias de que ele teria fingido uma lesão na Austrália.

O outro tema quente da coletiva foi o pedido para entrar nos Estados Unidos, e Djokovic tampouco deu grandes detalhes: "Está fora do meu controle. Só sei que o processo está em andamento, mas fico feliz de ter o apoio dos diretores dos torneios [Indian Wells e Miami]. Apenas espero que a terceira parte, que toma a decisão [um órgão do governo dos EUA], pense o mesmo."

Podia ser um email, não?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL