Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Marca de tênis de Federer assina com promessa brasileira de 16 anos

João Fonseca em ação no Rio Open de 2023 - Rio Open/Fotojump
João Fonseca em ação no Rio Open de 2023 Imagem: Rio Open/Fotojump

Colunista do UOL

20/03/2023 10h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A On, fabricante suíça de material esportivo que tem Roger Federer como um dos principais investidores, anunciou nesta segunda-feira uma parceria com a atual número 1 do mundo, a polonesa Iga Swiatek. Ela será a primeira mulher a calçar um modelo da marca no circuito mundial e usará uma versão personalizada do The Roger Pro, desenvolvido com ajuda do próprio Federer.

O anúncio do dia, porém, traz uma notícia ainda mais importante para o mercado brasileiro: João Fonseca, jovem de 16 anos que é considerado atualmente a maior promessa do país, também foi contratado pela marca suíça.

O carioca, atual número 9 do mundo no ranking juvenil, destacou-se no Australian Open de sua faixa etária, em janeiro, quando alcançou as quartas de final nas simples e a final nas duplas. Ele também liderou o Brasil na conquista da Copa Davis juvenil e, mais recentemente, foi vice-campeão do Banana Bowl, o torneio Sub-18 mais importante disputado no país.

No anúncio divulgado pela On, a marca se diz "de olho em talentos emergentes no circuito juvenil" e trata Fonseca como "um sul-americano promissor que fez sua estreia em uma chave principal de ATP no Rio Open de 2023."

Mesmo com 16 anos, João pode estar disputando seu último ano no circuito juvenil. Desde o Rio Open, o carioca afirma que em 2023 vai jogar apenas os torneios juvenis mais fortes, como os slams (Roland Garros, Wimbledon e US Open), e preencher o resto de seu calendário com torneios de entrada no circuito profissional.

Coisas que eu acho que acho:

- Fonseca é "o" nome do tênis brasileiro masculino no momento. É "a" esperança de grandes feitos. Nada disso é garantia de nada nessa idade. Porém, o interesse de marcas estrangeiras, como a On, ajuda a mostrar que João não é um garoto badalado apenas no Brasil. E o interesse não é por acaso.

- Outro tenista anunciado pela On nesta segunda é o americano Ben Shelton, que surpreendeu ao alcançar as quartas de final do Australian Open deste ano. Com 20 anos, o jovem já é o número 39 do mundo e disputou apenas dois slams na carreira. Ele também calçará uma versão do The Roger Pro.