Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Felipe Meligeni perde estreia em Miami, mas deixa tio Fernando feliz na TV
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Depois de passar pelo qualifying e colocar o sobrenome da família de volta na chave principal do Masters 1000 de Miami 20 anos depois da última participação de seu tio, o brasileiro Felipe Meligeni foi eliminado pelo argentino Facundo Bagnis, número 100 do mundo, por 6/3, 1/6 e 6/4. A partida foi transmitida para o Brasil por ESPN/Star+ e teve como comentarista o tio de Felipe, Fernando Meligeni, que não escondeu o nervosismo e lamentou as chances perdidas, mas elogiou a evolução do sobrinho.
"Era uma oportunidade muito de ouro de perder. Isso a gente não pode fazer de conta. Isso dói porque ele sabe que dava para ganhar." ... "O tio está triste? Está. O tio está orgulhoso? Também não. Mas estou feliz porque estou vendo evolução. Demorado? Eu, com 25, estava um pouco melhor do que ele? Estava, mas fui ter meu auge com 28, então ele tem muito caminho ainda e se ele continuar com esse foco, tenho certeza que ele vai longe", disse o ex-tenista ao fim da partida, na ESPN.
Fernando, também conhecido como Fininho, jogou o Masters de Miami pela última vez em 2003, quando era o número 99 do mundo e foi eliminado na segunda rodada. Naquele ano, Fino fez 6/1 e 6/4 sobre o suíço Michel Kratochvil (#78) na estreia e foi superado pelo americano James Blake (#24) em seguida, por 7/6(5) e 6/2. Fernando, que foi semifinalista de Roland Garros em 1999 e alcançou o 25º posto do ranking, pendurou as raquetes nesse mesmo ano de 2003, após conquistar a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos sobre o chileno Marcelo Ríos em uma decisão dramática.
Nesta quarta-feira, Felipe viu Bagnis fazer um belo primeiro set e aproveitar a única chance de quebra que teve na parcial. O brasileiro de 25 anos reagiu, mostrando-se mais sólido e sacando muito bem na segunda parcial. Quando parecia melhor em quadra, porém, Felipe jogou um game ruim justamente quando não havia margem para erro. Teve seu saque quebrado no décimo game do terceiro set e viu o argentino comemorar. Na segunda rodada, Bagnis vai enfrentar o número 1 do mundo, Carlos Alcaraz.
Tio faz análise sóbria com "spoilers" de parente
Durante a maior parte do jogo, os comentários de Fininho foram bastante sóbrios. Sem esconder a óbvia torcida pelo sobrinho, Fernando elogiou e criticou Felipe de acordo com o que acontecia em quadra. Depois do primeiro set, ao ver o garoto gesticulando, alertou:
"Esse é o desespero que não pode caber. Não pode se desesperar. Começa tudo de novo. Tem que ter atitude no começo do segundo set para se perdoar no que ele achou que fez errado e mudar a tática que precisa", disse Fino.
"Aqui entra um pouco do tio chato, tio cobrador. O jogo de tênis é muito no detalhe, e a única coisa que faz você mudar um jogo complicado assim é estar em estado de alerta o tempo inteiro, estar se perdoando e pensando em alternativas e saídas, e não em vitimismo. Os jogadores que estão fora do top 100 (200-300 do mundo) fazem muito isso: "Ah, pô, tá difícil." Quanto mais você pensa, melhor você joga. Quando melhor ele estiver nesse quesito, mais rápido ele vai se meter."
Ao fim do segundo set, com Felipe melhor em quadra, o tio comemorou a evolução soltando o que ele chamou de "spoiler": "Ótimo set do Felipe. Aí vem um spoiler de família, que é uma coisa que ele tem dificuldade: muitas vezes, ele se cobra demais, reclama demais. Ele estava nervoso porque perdeu o primeiro set, mas mostrou maturidade ali de aceitar que não deu para ganhar o set e voltou muito bem para o segundo. E conseguiu se manter focado e dentro da tática por mais tempo, até que seu adversário baixou."
Fininho só comemorou mais efusivamente após uma bela paralela de Felipe no quinto game do terceiro set. Gritou "vamos" e aplaudiu o sobrinho no ar. Pouco depois, com a partida empatada em 4/4, brincou com o microfone ligado, dizendo "Você tinha alguma dúvida que esse jogo ia ser dramático? Estou pagando todos meus pecados!"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.