Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Iga começa mal, mas deslancha no 2º set e supera estreia em Roland Garros

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

30/05/2023 14h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando Iga Swiatek e Cristina Bucsa se enfrentaram no começo do ano, no Australian Open, a número 1 do mundo perdeu apenas um game (6/0 e 6/1). Nesta terça, na primeira rodada de Roland Garros, o roteiro foi bastante diferente, sobretudo no primeiro set. Iga errou mais do que o normal, a espanhola ofereceu resistência, e a favorita precisou suar para abrir vantagem. No fim, a polonesa deslanchou e completou sua vitória por 6/4 e XXX.

Não foi uma atuação brilhante da polonesa, que acumulou 15 erros não forçados só no primeiro set (1,5 por game), mas foi o suficiente para lhe render uma vaga na segunda rodada do slam francês.

Atual número 1 do mundo, Iga disputa o torneio pressionada pela ameaça de Aryna Sabalenka, que pode tomar a liderança do ranking. Para manter a posição, Iga precisa pelo menos alcançar as quartas de final. Na segunda fase, a jovem de 22 anos, atual campeã de Roland Garros, vai encarar a vencedora do jogo entre a Suíça Ylena In-Albon (#149) e a americana Claire Liu (#102).

O resumo da história

Como quase sempre, Iga fez um jogo agressiva, atacando sempre que possível e buscando a definição dos pontos. Sua postura forçou Bucsa a cometer muitos erros, mas também resultou em vários erros não forçados. A desafiante espanhola conseguiu quebras de saque no terceiro e no quinto games, mas Iga devolveu no quarto e no sexto. O duelo seguiu parelho até Iga forçar nova quebra e fechar a parcial em 6/4.

O segundo set foi bem diferente. Iga parou de errar, passou a vencer quase todos os ralis e não deu chances e Bucsa, disparando no placar até fazer 6/0.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.