Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Alcaraz perde set, mas reage a tempo e vai à 3ª rodada em Roland Garros

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

31/05/2023 13h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando Carlos Alcaraz, 20 anos, número 1 do mundo, e o japonês Taro Daniel (30 anos, #112) entraram na Quadra Philippe Chatrier nesta quarta-feira, tudo apontava para uma vitória tranquila do espanhol, líder da ATP no saibro em 2023 e que nunca perdeu para alguém de fora do top 100. O triunfo não veio de forma tão simples assim, mas Alcaraz tampouco teve a classificação ameaçada. Por 6/1, 3/6, 6/1 e 6/2, Carlitos confirmou seu favoritismo e passou à terceira rodada do torneio de Roland Garros.

O espanhol segue como favorito das casas de apostas para conquistar o título no slam do saibro, mas sua chave continua forte, já que Stefanos Tsitsipas, seu provável adversário nas quartas de final, também avançou nesta quarta. O grego fez 6/3, 7/6(4) e 6/2 sobre Roberto Carballés Baena. Essa parte da chave também tem Novak Djokovic, que entra em quadra mais tarde, ainda hoje, e é favorito para alcançar a semifinal, fase em que encontrará Alcaraz ou Tsitsipas.

Por enquanto, Carlitos ainda tem que pensar na terceira rodada. Seu próximo adversário será o canadense Denis Shapovalov (#32), que bateu o italiano Matteo Arnaldi (#106) em quatro sets nesta quarta.

Como aconteceu

A diferença de nível entre os dois tenistas ficou evidente logo que a primeira bolinha entrou em jogo. Com mais potência e variação, Alcaraz começou a partida mandando nos pontos do fundo de quadra, especialmente com sua direita. O espanhol colocava o adversário na defensiva e, quando conseguia entrar na quadra para agredir ainda mais, tinha também a opção de variar com suas curtinhas. Com duas quebras, que vieram no segundo e no sexto games, Carlitos rapidamente fechou a parcial em 6/1.

A segunda parcial começou bem diferente. Com dois erros não forçados e mostrando insegurança pela primeira vez no jogo, Alcaraz cedeu uma quebra ao japonês, que passou a se sentir mais confortável para atacar. Logo, Daniel abriu 3/0 e ganhou confiança. O espanhol seguiu cometendo mais erros do que de costume e, mesmo assim, ainda conquistou um break point - que o rival salvou. Assim, com apenas três winners na parcial, Daniel manteve a dianteira até fazer 6/3. Alcaraz terminou o segundo set com 10 winners e 12 erros não forçados contra três e seis do oponente, respectivamente.

Ao perceber que sua tentativa de terminar os pontos rapidamente não vinha mais funcionando, Alcaraz mudou de postura no começo do terceiro set, entrando em mais ralis e esperando chances melhores de buscar os winners. Deu certo. Já no segundo game, o espanhol quebrou Daniel e pôde abrir 3/0 na sequência. Com a vantagem no placar, Alcaraz jogou ainda mais solto e disparou na frente, vencendo cinco games seguidos. Pouco depois, fechou a parcial em 6/1, com 14 winners e sete erros não forçados.

O quarto set começou com uma troca de quebras de saque, mas a superioridade de Alcaraz voltou a ficar evidente. Daniel não tinha recursos para mudar a dinâmica do jogo, e era o ritmo do espanhol que ditava os games. Quando atacava com maior margem de segurança, levava vantagem com frequência. Foi assim que abriu vantagem até fechar o jogo com 6/2 na parcial.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.