Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Djokovic joga para o gasto, passa por peruano e vai às quartas em RG
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Novak Djokovic nem precisou brilhar para conquistar uma vaga nas quartas de final de Roland Garros. Diante do peruano Juan Pablo Varillas (#94 do mundo), a superioridade do sérvio ficou evidente, e o veterano de 36 anos, atual número 3 do ranking, passou a maior parte do tempo administrando a partida, sem correr riscos desnecessários. Assim, fez 6/3, 6/2 e 6/2 e passou às quartas de final do torneio francês.
Maior campeão de slams em simples da história do tênis masculino (ele e Rafael Nadal dividem o recorde, com 22 troféus cada), Djokovic adiciona dois números importantes a seu currículo: 17 quartas de final em Roland Garros e 55 quartas de final em torneios do Grand Slam na carreira.
Varillas, por sua vez, tinha a chance de igualar o compatriota Jaime Yzaga, único peruano a alcançar as quartas de final de um slam na Era Aberta (a partir de 1968), mas não conseguiu. Ainda assim, tornou-se o primeiro de seu país a chegar às oitavas desde 1994, quando Yzaga estabeleceu sua marca.
O próximo obstáculo para Djokovic em Paris será o russo Karen Khachanov, atual #11 do mundo. Os dois já se enfrentaram nove vezes, e Nole venceu oito. O único triunfo de Khachanov aconteceu em 2018, na final do Masters de Paris, em quadra dura indoor.
Como aconteceu
Logo que a partida começou, ficou evidente que Varillas não tinha um golpe para machucar Djokovic consistentemente. O peruano precisava atacar com agressividade excessiva, correndo riscos, ou contar com erros do sérvio para ganhar pontos. Não demorou para Nole abrir 4/0 no primeiro set. Varillas, aos poucos, foi se mostrando mais à vontade em quadra, enquanto o sérvio relaxou. O peruano devolveu uma das quebras e teve até um break point para devolver a segunda, mas Djokovic se salvou e manteve a vantagem até fazer 6/3.
Na parcial seguinte, o veterano de 36 anos mais uma vez saiu na frente, quebrando Varillas no game inicial. Mais uma vez, bastou ao sérvio gerenciar sua vantagem. Outra quebra no quinto game ampliou a distância, e Nole fez 6/2 sem perder seu serviço desta vez. Até ali, Djokovic somava 23 winners, contra apenas 11 de Varillas.
Nada mudou consideravelmente no terceiro set. Djokovic quebrou Varillas no terceiro game, fez 3/1 ao confirmar seu próprio serviço em seguida e, depois disso, o jogo foi ladeira abaixo para o sérvio. Varillas não conseguiu mudar a dinâmica do jogo e acabou sucumbindo sem conseguir alongar a partida.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.