Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bia Haddad: 'Tênis não é corrida de 100m, é maratona'

Colunista do UOL

05/06/2023 14h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao superar a espanhola Sara Sorribes Tormo em 3h51min nesta segunda-feira, nas oitavas de final de Roland Garros, Beatriz Haddad Maia protagonizou a partida mais longa do circuito feminino em 2023, superando uma marca que era... da própria Bia. Na verdade, a brasileira, atual #14 do mundo, esteve em três dos cinco jogos mais longos entre mulheres na temporada.

Ao falar sobre isso na coletiva pós jogo, Bia brincou: "Acho que tênis não é corrida de 100 metros. É uma maratona. Especialmente as minhas partidas", disse, com um sorriso no rosto.

Mais tarde, conversando com a imprensa brasileira, a paulista de 27 anos destacou sua evolução física nos últimos anos.

"Minha relação com meu físico mudou muito com a minha mentalidade. Desde jovem, tive jogos muito duros, em que o físico muitas vezes me deixou na mão. Às vezes, eu não conseguia terminar jogo. Também tem muito a ver com a minha formação, com o que eu recebia de fora também, as pessoas que trabalhavam comigo também. Quando você muda a mentalidade, você de fato começa a acreditar e coloca sua energia no lugar certo... Muitos dos problemas físicos são mentais. Claro que tem a soma fisiológica, mas eu diria que é resultado do meu trabalho diário com a equipe, especialmente nessa situação, com o Rodrigo Urso, que é meu preparador físico, o Paulo Cerutti, que é meu fisio já há alguns anos, e o Rafa (Rafael Paciaroni, técnico). Eles têm uma comunicação muito boa, e a gente cuida muito do meu corpo. A gente sabe a hora de controlar a carga e puxar um pouquinho mais ou a hora que tem que segurar um pouquinho mais. Isso é muito importante para estar saudável durante todo o ano."

Top 5 partidas mais longas do circuito feminino em 2023:

1. Beatriz Haddad Maia d. Sara Sorribes Tormo - 3h51min
Roland Garros, oitavas de final: 6/7(3), 6/3 e 7/5

2. Anhelina Kalinina d. Beatriz Haddad Maia - 3h41min
WTA 100 de Roma, quartas de final: 6/7(2), 7/6(6) e 6/3

3. Erika Andreeva d. Harriet Dart - 3h32min
WTA 250 de Austin, primeira rodada: 7/6(4), 3/6 e 7/6(3)

4. Camila Giorgi d. Kaia Kanepi - 3h32min
WTA 1000 de Miami, primeira rodada: 7/6(4), 6/7(4) e 7/6(4)

5. Sorana Cirstea d. Beatriz Haddad Maia - 3h29min
WTA 1000 de Dubai, primeira rodada: 4/6, 7/6(7) e 7/5

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.