Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Bia tenta 'esquecer' lesão e focar em qualidades para estreia em Wimbledon
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Beatriz Haddad Maia vai estrear no Torneio de Wimbledon em condições pouco familiares. Por causa de uma lesão na perna direita, a brasileira de 27 anos fez uma preparação aquém da ideal e jogou menos do que gostaria na grama. Sem estar 100% recuperada do problema, a número 13 do mundo vai tentar, então, concentrar-se em suas qualidades em sua estreia no slam da grama, que será contra a cazaque Yulia Putintseva (#56 do mundo), nesta terça-feira, por volta das 14h30min de Brasília (SporTV e ESPN exibem ao vivo).
O pré-Wimbledon de Bia deixou muito a desejar. Na semana seguinte à de Roland Garros, a paulista disputou o WTA 250 de Nottingham, já na grama, e perdeu na estreia para a ucraniana Daria Snigur (#157 na ocasião). Naquele mesmo dia, queixou-se de dores na panturrilha direita, na região perto do joelho.
Uma ressonância magnética apontou um edema no local, e Bia desistiu de jogar o torneio de Birmingham, voltando no forte WTA 500 de Eastbourne, na semana passada. Venceu a estreia mesmo sem estar 100% e disse na ocasião que a lesão estava controlada, mas que podia "levar meses para sarar completamente." Na segunda rodada, a brasileira abandonou quando perdia para a croata Petra Martic (#30).
A lesão persiste, mas Bia e sua equipe tentam não deixar que o problema dite sua mentalidade em um dos torneios mais importantes da temporada. A ideia parece ser concentrar as atenções nas qualidades da atleta e como elas podem permitir que Bia vá longe no torneio. Tanto que no comunicado distribuído por sua assessoria de imprensa, a brasileira nem cita a lesão.
"Motivos para não dar certo todo mundo pode se apegar, então vou tentar fazer o meu melhor em todos os momentos do jogo. O meu único compromisso é com a minha atitude e a minha postura em quadra", disse.
Bia também lembrou que no ano passado chegou a Wimbledon vindo de dois títulos na grama (Birmingham e Nottingham), mas acabou perdendo na primeira rodada.
"Sou uma jogadora que consegue se adaptar. Por estar sacando bem, ter um jogo agressivo e também conseguir me perdoar e não deixar a frustração ser maior que a vontade naquele momento, isso me coloca numa posição competitiva na grama, perigosa. Mas aqui, na primeira rodada, todo jogo é duro, então eu diria que é 50/50 para todo mundo. Vou tentar ser o mais competitiva possível, independentemente de estar na grama. Daquela vez eu ganhei vários jogos e aí cheguei aqui e perdi. Tá teve semanas que treinei incrivelmente e aí não consegui competir bem."
Bia e Putintseva duelaram apenas uma vez no circuito mundial, e a brasileira venceu por 6/4, 6/7(5) e 7/6(4). Nas casas de apostas, a brasileira é favorita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.