Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Djokovic brinca durante chuva e vence 29ª seguida na estreia em Wimbledon
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O famoso Torneio de Wimbledon é conhecido por suas tradições, e esta segunda-feira, primeiro dia de jogos da edição 2023, começou mantendo os costumes do slam da grama. Filas, Quadra Central lotada, uma longa paralisação por me tempo e... vitória de Novak Djokovic. O heptacampeão do torneio britânico se divertiu durante a chuva, bateu o argentino Pedro Cachin (#68 do mundo) por 6/3, 6/3 e 7/6(4) e passou sem problemas à segunda rodada.
Campeão em 2018, 2019, 2021 e 2022, o sérvio de 36 anos agora soma 29 vitórias consecutivas em Wimbledon (o torneio não foi disputado em 2020 por causa da pandemia de covid-19) e mostra força em busca de marcas históricas. Seu próximo adversário no evento sairá do jogo entre o australiano Jordan Thompson (#70) e o americano Brandon Nakashima (#55).
Momentos-chave:
- Djokovic saiu atrás no primeiro set, cedendo uma quebra com uma dupla falta logo no terceiro game, mas devolveu a quebra no game seguinte e tomou o controle do jogo depois disso. Outra quebra no oitavo game resolveu a parcial.
- Quando a partida recomeçou após a paralisação, o sérvio voltou agressivo, ditando o tom do jogo e quebrando Cachin logo no primeiro game. Outra quebra no nono game selou a segunda parcial.
- Nole foi preciso e salvou dois break points no primeiro game do terceiro set, impedindo que Cachin sequer sonhasse com uma reação.
- No tie-break, o argentino fez uma dupla falta em seu primeiro ponto de serviço e tomou uma passada na paralela logo em seguida. Djokovic abriu 3/0 e não olhou mais para trás.
Para a história:
Ao buscar o título de Wimbledon, Djokovic busca também
- Igualar-se à australiana Margaret Court, atual maior vencedora de slams em simples da história, com 24 troféus.
- Igualar Roger Federer como o maior campeão de Wimbledon entre os homens, com oito troféus.
- Tornar-se, aos 36 anos, o tenista mais velho da Era Aberta a conquistar Wimbledon. O recorde é de Federer, que venceu o torneio em 2017 com 35 anos e 342 dias.
- Tornar-se o segundo homem da história a vencer os três primeiros torneios slams da temporada em duas oportunidades. O outro foi o australiano Rod Laver, que, em 1962 e 1969, fechou o Grand Slam de calendário. Djokovic também venceu os três primeiros slams do ano em 2021, mas perdeu a final do US Open para Daniil Medvedev.
E o que mais?
- Ao fim do primeiro set, a partida ficou paralisada durante cerca de uma hora e meia por causa da chuva. O teto retrátil foi acionado, mas a grama, que seguiu recebendo pingos enquanto a cobertura se fechava, demorou a secar. O torneio precisou recorrer a funcionários que entraram na quadra com secadores.
- Djokovic ganhou aplausos e risos do público quando usou uma toalha comum para "secar" a quadra.
- Com boa margem de segurança e a partida sob controle, Djokovic pôde arriscar mais e calibrar seus golpes. Experimentou curtinhas, subidas à rede e até arriscou segundos serviços mais agressivos. E fez tudo isto sem deixar Cachin ameaçar uma reação.
.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.