Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Confiante e afiado, Alcaraz atropela Chardy na estreia em Wimbledon
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em sua estreia no Torneio de Wimbledon deste ano, o número 1 do mundo fez uma apresentação para não deixar dúvidas sobre seu bom momento na grama. Carlos Alcaraz não deu chances ao veterano francês Jeremy Chardy (36 anos, #542 do mundo), venceu os oito primeiros games da partida e anotou uma vitória maiúscula por 6/0, 6/2 e 7/5 nesta terça-feira, na Quadra 1.
Classificado para a segunda rodada em Wimbledon pela terceira vez seguida, o jovem de 20 anos vai encarar na sequência outro francês. Seu rival será o vencedor do jogo entre Alexandre Muller (#84) e Arthur Rinderknech (#82).
Momentos-chave
- Depois de 18 meses afastado por uma lesão no joelho, Chardy disputou apenas cinco jogos oficiais em 2023 e perdeu quatro deles antes de encontrar Alcaraz nesta terça. A falta de ritmo ficou evidente no começo do jogo, e o espanhol anotou uma quebra de saque logo no primeiro game. Carlitos, por sua vez, mostrou-se cheio de confiança, disparou oito winners e venceu o set por 6/0 em 22 minutos.
- Depois de fazer sete duplas faltas na primeira parcial, Chardy continuou com problemas no serviço e venceu apenas 14% (1/7) dos pontos com o segundo serviço. Alcaraz anotou mais duas quebras e faturou o segundo set por 6/2, somando dez winners e apenas um erro não forçado, contra cinco e dez do francês, respectivamente.
- Chardy quebrou o saque de Alcaraz após dois pontos espetaculares e um par de bolas na linha. O francês abriu 4/2 no terceiro set, mas o espanhol devolveu a quebra no game imediatamente seguinte.
- Com o tie-break se aproximando, o número 1 do mundo elevou seu nível. Com devoluções precisas e direitas agressivas, disparou dois winners, forçou dois erros, quebrou Chardy no 11º game e só precisou sacar para o jogo na sequência.
Em números
- A vitória desta terça-feira foi a sexta seguida de Alcaraz na grama. Antes de Wimbledon, o espanhol foi campeão do ATP 500 de Queen's, também em Londres.
- O duelo entre Alcaraz, 20 anos, e Chardy, 36, teve a maior diferença de idade entre dois tenistas na primeira rodada do torneio masculino deste ano: 16 anos e 82 dias.
- Alcaraz terminou a partida com nove aces, 37 winners, 14 erros não forçados e 84% dos pontos vencidos com o primeiro saque. Chardy somou 10 duplas faltas, 14 winners, 36 erros não forçados e venceu apenas 30% dos pontos com o segundo serviço.
E o que mais?
- Enquanto Alcaraz e Chardy duelavam na Quadra 1, Roger Federer foi aplaudido de pé quando sua chegada foi anunciada na Quadra Central. O suíço esteve no camarote real durante o jogo entre a atual campeã, Elena Rybakina, e a americana Shelby Rogers.
- A partida foi disputada com o teto retrátil fechado por causa da chuva em Londres. A previsão do tempo para esta terça não é das melhores, e existe a possibilidade de que a partida da brasileira Beatriz Haddad Maia seja adiada. Bia estreia contra a cazaque Yulia Putintseva, e o duelo é o último do dia na Quadra 15. Justamente por ser o último do dia, também deve ser um dos primeiros a serem cancelados caso a chuva continue por muito tempo.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.