Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Bia Haddad Maia vira jogo e supera cazaque na estreia em Wimbledon
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O começo foi preocupante, com muita chuva e mais erros do que o desejável, mas o final foi nervoso-porém-feliz mais uma vez para Beatriz Haddad Maia. A brasileira de 27 anos, número 13 do mundo, abriu sua participação no Torneio de Wimbledon perdendo um set, mas saiu da Quadra 12 com uma vitória de virada sobre a cazaque Yulia Putintseva (#56 do ranking mundial): 3/6, 6/0 e 6/4.
Semifinalista em Roland Garros, onde não havia passado da segunda rodada até este ano, Bia tentará fazer o mesmo em Wimbledon, onde também nunca alcançou a terceira rodada. Sua próxima adversária, na segunda fase, será a romena Jaqueline Cristian (#133), que superou a italiana Lucia Bronzetti por (#47) por 6/3 e 6/4.
Momentos-chave
- Em seu primeiro game de serviço, Bia abriu 40/15, mas cometeu uma dupla falta e, em seguida, viu Putintseva vencer mais seis pontos seguidos. A cazaque quebrou o saque da brasileira e abriu 3/0.
- A partida foi paralisada por causa de chuva quando Putintseva liderava por 4/1 no primeiro set. Quando Bia sacava em 2/5, voltou a pingar, e o jogo foi interrompido mais uma vez. No segundo recomeço, a cazaque confirmou seu serviço e fechou o set em 6/3.
- Bia começou o segundo set mais afiada, quebrando Putintseva com um winner na paralela e salvando um break point pouco depois, antes de abrir 3/0. Depois disso, a brasileira tomou conta do jogo até fazer 6/0.
- A primeira quebra de saque do set decisivo veio com uma pitada de sorte. Um forehand da brasileira tocou na fita, e a bola morreu na quadra de Putintseva, sem chances para a cazaque. Em seguida, Bia abriu 3/1.
- A brasileira abriu 4/1 e teve dois break points para fazer 5/1, mas não conseguiu converter e perdeu o saque no game seguinte, após dois belos ralis vencidos por Putintseva. O placar ficou em 3/4, com o saque para a cazaque, que confirmou em seguida e empatou a parcial.
- Sob pressão, Bia elevou seu jogo outra vez. Confirmou o saque sem drama para abrir 5/4 e, em seguida, quebrou Putintseva e fechou o jogo com uma devolução vencedora.
Em números
- Mais agressiva desde o começo, Bia também errou mais no primeiro set. Ela terminou a parcial com oito winners e 12 erros não forçados, enquanto Putintseva, mais sólida, registrou seis bolas vencedoras e seis falhas não forçadas, respectivamente.
- No segundo set, o panorama se inverteu. Bia disparou 15 winners e cometeu apenas seis erros não forçados. Putintseva venceu apenas 12 pontos em toda a parcial, contra 30 da brasileira.
- Em quatro participações na chave principal, Bia ainda não alcançou a terceira rodada de Wimbledon. Ela perdeu na segunda fase em 2017 e 2019 e na estreia em 2022. Em 2015 e 2021, a paulista não passou pelo qualifying.
- Bia agora lidera o histórico de jogos contra Putintseva por 2 a 0. No único encontro anterior, que aconteceu no WTA de Abu Dhabi deste ano, a brasileira venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 6-7(5), 7-6(4).
E o que mais?
- Vale apontar que Bia movimentou-se bem em quadra, sem parecer estar incomodada com a lesão na panturrilha direita. A brasileira sofreu a lesão durante o WTA de Nottingham, três semanas atrás. Depois disso, deixou de jogar o WTA de Birmingham e abandonou na segunda rodada do WTA de Eastbourne, na semana passada, também por causa do problema físico.
.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.