Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bia vence outra de virada e quebra tabu com vaga na 3ª fase em Wimbledon

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

06/07/2023 13h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em sua quarta participação na chave principal do Torneio de Wimbledon, Beatriz Haddad Maia finalmente passou à terceira rodada do slam da grama. O tabu foi quebrado nesta quinta-feira, com uma vitória de virada sobre a romena Jaqueline Cristian (25 anos, #133 do mundo) por 4/6, 6/2 e 6/4.

Na estreia, a brasileira de 27 anos, atual #13 do mundo, também precisou vencer de virada a cazaque Yulia Putintseva. Desde a terceira rodada de Roland Garros, no começo do mês passado, Bia só venceu assim. Todas suas seis vitórias desde então vieram depois de perder o primeiro set.

Sua adversária de terceira rodada em Wimbledon será a romena Sorana Cirstea (#37), que superou a letã Jelena Ostapenko (#17) também nesta quinta-feira. A paulista tem retrospecto negativo Cirstea e só venceu um de cinco duelos.

Momentos-chave

  • Com o primeiro set empatado em 4/4, Bia teve uma ótima chance de quebrar a romena. Depois de três erros seguidos de Cristian, a brasileira teve uma bola fácil no forehand para converter a quebra, mas mandou a bola para fora. Cristian acabou confirmando o saque e abrindo 5/4. No game seguinte, Bia abriu 40/15, mas cometeu quatro erros não forçados em sequência e acabou perdendo o saque, o game e o set: 6/4.
  • Bia continuou conquistando chances nos games de saque de Cristian, e a quebra finalmente veio no terceiro game, no sétimo break point da brasileira na parcial. Depois disso, jogando na frente, a brasileira mostrou-se mais solta, anotou outra quebra no quinto game e disparou até fazer 6/2.
  • Quando a parcial decisiva começou, Bia era muito superior em quadra. Após não converter uma chance de quebra no primeiro game da parcial decisiva, a brasileira voltou a quebrar a romena no terceiro game para abrir a vantagem que se mostrou definitiva.
  • Cristian esboçou uma última reação no quarto game, quando teve cinco chances para devolver a quebra. Bia, contudo, se salvou de todos os break points e abriu 3/1. Depois, "apenas" manteve a vantagem.

Em números

  • No primeiro set, Bia fez o mesmo número de winners de sua adversária (sete), mas cometeu cinco erros não forçados a mais: 14 a 9. A brasileira também teve aproveitamento ruim quando encaixou o primeiro saque e venceu apenas 47% desses pontos. Cristian teve 81% no mesmo quesito.
  • Na segunda parcial, os números da paulista foram bem diferentes. Bia venceu 82% dos pontos com o primeiro serviço e não cedeu nenhum break point.
  • No set decisivo, Bia teve apenas dois break points, contra cinco de Cristian, mas só a brasileira converteu um.
  • Em quatro participações na chave principal, será a primeira vez de Bia na terceira rodada de Wimbledon. Ela perdeu na segunda fase em 2017 e 2019 e na estreia em 2022. Em 2015 e 2021, a paulista não passou pelo qualifying.

E o que mais?

  • Enquanto Bia jogava na Quadra 14, outro brasileiro estava em ação na Quadra 4. O gaúcho Marcelo Demoliner, em parceria com o holandês Matwe Middelkoop, encarou os croatas cabeças de chave 9, Nikola Mektic e Mate Pavic. A parceria croata levou a melhor por 7/6(5) e 6/4.

  • Aos 38 anos, atual #88 do mundo, Stan Wawrinka avançou à terceira rodada ao superar o argentino Tomas Etcheverry por 6/3, 4/6, 6/4 e 6/2. O suíço agora vai encarar Novak Djokovic. Os dois já se enfrentaram 26 vezes (20 a 6 é o placar a favor do sérvio), mas será o primeiro duelo em Wimbledon. Stan já derrotou Novak no Australian Open, em Roland Garros e no US Open.
  • Com 27 anos, a estoniana Annet Kontaveit, ex-número 2 do mundo, disputou nesta quinta-feira a última partida de sua carreira como profissional. Ela foi derrotada pela tcheca Marie Bouzkova por 6/1 e 6/2.

.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.