Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Alcaraz vira sobre Berrettini e vai às quartas de Wimbledon pela 1ª vez

Carlos Alcaraz nas oitavas de final de Wimbledon em 2023 - Reuters
Carlos Alcaraz nas oitavas de final de Wimbledon em 2023 Imagem: Reuters

Colunista do UOL

10/07/2023 17h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em sua terceira participação no mais tradicional torneio do mundo, Carlos Alcaraz avança para as quartas de final pela primeira vez. O número 1 do mundo saiu atrás no placar, mas conseguiu impor seu jogo do fundo de quadra e sua velocidade e derrotou o italiano Matteo Berrettini (27 anos, #38, vice-campeão de Wimbledon em 2021) por 3/6, 6/3, 6/3 e 6/3.

O próximo adversário para Alcaraz no torneio será o dinamarquês Holger Rune, outro jovem de 20 anos. Será o primeiro jogo de quartas de final de Wimbledon na Era Aberta (a partir de 1968) com dois tenistas com menos de 21 anos. Nesta segunda, Rune, sexto colocado no ranking, avançou ao superar o búlgaro Grigor Dimitrov (#24) em quatro sets: 3/6, 7/6(6), 7/6(4) e 6/3.

Os momentos-chave

  • Alcaraz foi quem começou melhor, confirmando seus serviços e pressionando Berrettini. O italiano, porém, foi mais decisivo. Salvou break points no primeiro e no sétimo games. No oitavo, quando aproveitou uma direita errada e uma curtinha na rede e quebrou o saque do espanhol. Foi o que decidiu o set inicial.
  • Não demorou, porém, para o jogo de Alcaraz mostrar-se mais eficiente. O espanhol quebrou Berrettini de zero no quarto game do segundo set e manteve a vantagem até fechar a parcial.
  • Quando não conseguia ganhar pontos diretos com o serviço, Berrettini sofria no fundo de quadra. Alcaraz obteve nova quebra, abriu 3/1 no terceiro set e fechou em 6/3, com mais um break point convertido no nono game.
  • O quarto set, cuja segunda metade foi disputada com teto retrátil fechado e iluminação artificial, não foi diferente. Alcaraz não cedeu break points e converteu sua única chance de quebra, que veio no oitavo game.

Em números

  • Com 20 anos e 72 dias de idade, Alcaraz é o mais jovem quadrifinalista de Wimbledon desde 2014, quando Nick Kyrgios ficou entre os oito melhores. O australiano tinha 19 anos e 70 dias.
  • Berrettini disparou nove aces e encaixou 71% de seus primeiros serviços. Mesmo assim, Alcaraz conquistou 16 break points ao longo dos quatro sets.
  • Os dois tenistas somaram o mesmo número de winners (35), mas Alcaraz cometeu dez erros não forçados a menos (23 a 33).

E o que mais?

As quartas de final masculinas ficaram assim:

Carlos Alcaraz x Holger Rune
Daniil Medvedev x Christopher Eubanks
Jannik Sinner x Roman Safiullin
Andrey Rublev x Novak Djokovic

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.