Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Djokovic perde set, mas completa vitória e vai às quartas em Wimbledon
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
No domingo, quando sua partida contra Hubert Hurkacz foi interrompida por causa do toque de recolher obrigatório em Wimbledon, Novak Djokovic havia vencido dois tie-breaks e liderava por 2 sets a 0. Pois nesta segunda-feira o sérvio perdeu seu primeiro set no torneio, mas finalmente quebrou o saque do polonês e completou o triunfo. Por 7/6(6), 7/6(6), 5/7 e 6/4, o número 2 do mundo e heptacampeão do torneio está de volta às quartas de final do slam da grama.
Em busca do 24º título de slam em simples, Djokovic enfrentará na sequência o russo Andrey Rublev, que vem de vitória em cinco sets sobre o cazaque Alexander Bublik: 7/5, 6/3, 6/7(6), 6/7(5) e 6/4.
Os momentos-chave
- Depois de uma dupla falta de Djokovic, Hurkacz abriu 6/3 no tie-break do primeiro set e sacou em 6/5, mas jogou uma direita fácil na rede no terceiro set point. Em seguida, errou uma esquerda e uma direita não forçadas e viu Djokovic comemorar a vitória no set.
- Sacando em 3/4 no 2º set, Hurkacz saiu de 0/40 e salvou quatro break points. O último deles foi espetacular: com um voleio que fez a bola quicar na quadra do Djokovic e voltar para o lado do polonês. Nole ainda alcançou a bola, mas voleou para fora e tocou na rede.
- No segundo tie-break, a história se repetiu. Hurkacz teve a vantagem e sacou em 5/4, mas cometeu dois erros e deu a chance para Djokovic fechar a parcial. O polonês ainda salvou um set point em um longo rali, mas em seguida errou uma direita não forçada, e o sérvio abriu 2 sets a 0, repetindo o placar: 7/6(6)
- Nesta segunda, o jogo recomeçou do mesmo jeito, com os dois tenistas sacando bem e dando poucas chances em seus games de serviço. Hurkacz, contudo, mudou a história. No 12º game, pressionou Djokovic, forçou erros do sérvio e conseguiu a primeira quebra do jogo para fazer 7/5.
- Djokovic finalmente quebrou Hurkacz no sétimo game do segundo set, quando o polonês deixou de encaixar tantos primeiros serviços como vinha fazendo. Diante do segundo serviço do oponente, Nole forçou ralis e levou a vantagem do fundo de quadra.
Em números
- Quando entrou em quadra neste domingo, Djokovic tornou-se o terceiro homem da história a disputar 100 partidas de simples em Wimbledon. O octocampeão Roger Federer (119) e o americano Jimmy Connors (102) lideram a lista.
- Hurkacz terminou a partida com 32 aces disparados e venceu 72% dos pontos em que encaixou o primeiro serviço, mas venceu somente 20% dos pontos no saque de Djokovic.
- Djokovic fez 21 winners a menos que Hurkacz (42 a 63), mas também cometeu 21 erros não forçados a menos (16 a 37).
Para a história
Ao buscar o título de Wimbledon, Djokovic busca também:
- Igualar-se à australiana Margaret Court, atual maior vencedora de slams em simples da história, com 24 troféus.
- Igualar Roger Federer como o maior campeão de Wimbledon entre os homens, com oito troféus.
- Tornar-se, aos 36 anos, o tenista mais velho da Era Aberta a conquistar Wimbledon. O recorde é de Federer, que venceu o torneio em 2017 com 35 anos e 342 dias.
- Tornar-se o segundo homem da história a vencer os três primeiros torneios slams da temporada em duas oportunidades. O outro foi o australiano Rod Laver, que, em 1962 e 1969, fechou o Grand Slam de calendário. Djokovic também venceu os três primeiros slams do ano em 2021, mas perdeu a final do US Open para Daniil Medvedev.
.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.