Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Svitolina aproveita dia ruim de Iga e vai às semifinais em Wimbledon
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O conto de fadas de Elina Svitolina em Wimbledon ganhou mais um episódio memorável nesta terça-feira. A ucraniana de 28 anos, que voltou de licença-maternidade em abril, aproveitou os momentos ruins da número 1 do mundo, Iga Swiatek, venceu o primeiro set de virada e, mesmo depois de uma bela reação da favorita, brilhou na reta final e conquistou uma vaga nas semifinais do slam da grama por 7/5, 6/7(5) e 6/2.
Ex-número 3 do mundo e atual 76ª no ranking da WTA, Svitolina iguala as melhores campanhas de sua carreira em torneios deste nível. Em 2019, ela disputou as semifinais do US Open e de Wimbledon, mas saiu derrotada de ambas.
Em busca de sua primeira final de slam, a ucraniana terá pela frente na próxima fase a russa Marketa Vondrousova (28 anos, #42), que venceu uma emocionante partida contra Jessica Pegula (29 anos, #4 do mundo) por 6/4, 2/6 e 6/4. A americana chegou a abrir 4/1 de vantagem na parcial decisiva, mas Vondrousova iniciou uma impressionante arrancada e venceu cinco games seguidos para avançar.
Os momentos-chave
Iga sacava bem e parecia em controle do jogo até que sacou para o set, com o placar em 5/4. No entanto, errou três direitas seguidas, cometeu uma dupla falta e deixou Svitolina empatar a parcial. A ucraniana cresceu no jogo, contou com mais quatro erros de direita de Iga e abriu 6/5. Pressionada, Iga sucumbiu. Ao errar um voleio fácil, viu a ucraniana comemorar a vitória no set por 7/5.
Iga aproveitou a paralisação para que o teto fosse retrátil e voltou mais sólida após a pausa. Assim, voltou a quebrar Svitolina e abriu 3/1. No entanto, sua direita voltou a falhar e, depois de um erro não forçado e uma dupla falta, a ucraniana devolveu a quebra e igualou o set em 3/3.
Com o placar em 4/4 no segundo set, Iga conquistou dois break points (15/40), mas errou quatro direitas em sequência e desperdiçou as chances.
A parcial foi para o tie-break, e a direita de Swiatek continuou a falhar. Svitolina aproveitou duas falhas não forçadas da rival para abrir 4/1. Iga mostrou força para reagir e, depois de duas direitas vencedoras, abriu 6/5 e teve um set point. A ucraniana, então, errou uma esquerda, e a número 1 do mundo se salvou: 7/6(5).
O set decisivo foi todo de Svitolina, que viu seu tênis mais sólido e inteligente prevalecer. Enquanto Iga seguia empilhando erros não forcados, a ucraniana abriu duas quebras de vantagem e colocou 5/1 no placar. A polonesa não conseguiu mais reagir.
Em números
Swiatek entrou em quadra nesta terça trazendo uma série de 14 vitórias, que começou na campanha do título de Roland Garros.
Svitolina foi a terceira tenista da Era Aberta (a partir de 1968) a disputar Wimbledon como wild card (convidada) e alcançar as semifinais. As duas anteriores também chegaram às semis: Jie Zheng em 2008 e Sabine Lisicki em 2011.
Na contagem oficial - e um tanto econômica - de Wimbledon, Iga terminou a partida com 40 erros não forçados, contra 24 de Svitolina.
O que ela disse
Sobre a adversária:
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.