Vondrousova surpreende, bate a queridinha Jabeur e conquista Wimbledon
Pela primeira vez na Era Aberta do tênis (a partir de 1968), Wimbledon tem uma campeã que vem de fora da lista das cabeças de chave. Com um tênis sólido, inteligente e aproveitando-se dos nervos da rival, a tcheca Marketa Vondrousova, atual número 42 do mundo, conquistou o slam da grama neste sábado ao derrubar a favorita Ons Jabeur, número 6 do mundo, finalista do ano passado e queridinha da torcida, por 6/4 e 6/4.
O triunfo completa um retorno e uma campanha memorável de uma tenista que foi vice-campeã de Roland Garros em 2019, chegou a ocupar o 14º posto do ranking, mas despencou recentemente por causa de duas cirurgias no punho. Ano passado, Vondrousova foi a Wimbledon com a mão imobilizada apenas para assistir ao torneio. Este ano, com o ranking pior, precisou derrubar quatro cabeças de chave no caminho até a final: Veronika Kudermetova (12), Donna Vekic (20), Marie Bouzkova (32) e Jessica Pegula (4).
The crowning moment 🏆#Wimbledon pic.twitter.com/bSF4TXJIYx
-- Wimbledon (@Wimbledon) July 15, 2023
Os momentos-chave
Jabeur saiu na frente, quebrando Vondrousova já no segundo game. No entanto, a tunisiana se mostrava nervosa, errática e impaciente e também tinha problemas para manter seu serviço. As duas tenistas trocaram mais uma quebra de saque e chegaram ao nono game empatadas em 4/4.
Foi aí que Vondrousova, a mais calma (ou menor tensa!) em quadra, fez a diferença. Primeiro, contou com mais quatro erros não forçados de Jabeur para quebrar novamente e abrir 5/4. Depois, confirmou seu serviço e fechou a parcial em 6/4.
Jabeur deu mais pontos de graça e cedeu uma quebra no primeiro game do segundo set, mas Vondrousova não aproveitou a vantagem. Depois de abrir 40/0, também foi quebrada no segundo game, o que deu novo ânimo à tunisiana e mudou a maré da partida.
Parecia que Jabeur engrenaria uma bela sequência quando ela quebrou Vondrousova e abriu 3/1, mas os erros voltaram a aparecer, e a tcheca, que seguia mais sólida, devolveu a quebra, novamente igualando a parcial.
Mais uma vez, Vondrousova foi mais precisa na reta final de um set. Com 4/4 no placar, Jabeur perdeu o serviço quando jogou uma direita na rede. Bastou à tcheca, então, sacar para o título, o que Marketa fez com competência. Com um voleio vencedor, venceu o último ponto e comemorou deitada na grama de Wimbledon.
Marketa's magical moment
-- Wimbledon (@Wimbledon) July 15, 2023
Marketa Vondrousova becomes the third Czech woman to win the ladies' singles title, defeating Ons Jabeur 6-4, 6-4#Wimbledon pic.twitter.com/AAHThI1ZYn
Em números
Jabeur terminou o primeiro set com 15 erros não forçados, contra apenas seis de Vondrousova. Em winners, a tunisiana levou a melhor: 11 a cinco.
Ao fim do jogo, Jabeur tinha 25 winners e 31 erros não forçados. Vondrousova acumulou 10 e 13, respectivamente.
Até o começo desta temporada, Vondrousova tinha no currículo apenas duas vitórias e dez derrotas na grama em toda a carreira. Agora, soma 11v e 11d.
Wimbledon é apenas o segundo título da carreira de Vondrousova. Até este sábado, ela havia disputado cinco finais de torneios de nível WTA e vencido apenas um (Biel, em 2017, contra Annet Kontaveit).
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberJabeur disputou as finais em três dos últimos cinco torneios do Grand Slam, mas saiu derrotada em todas. Perdeu em Wimbledon/22 para Elena Rybakina, no US Open/22 para Iga Swiatek e hoje para Vondrousova.
No ranking
Com o título de Wimbledon, Vondrousova também garante sua entrada no top 10. Quando a WTA atualizar sua lista, na segunda-feira, a tcheca será a número 10 do ranking. Jabeur, por sua vez, mantém o sexto posto. Veja como ficam as dez primeiras posições:
1. Iga Swiatek
2. Aryna Sabalenka
3. Elena Rybakina
4. Jessica Pegula
5. Caroline Garcia
6. Ons Jabeur
7. Coco Gauff
8. Petra Kvitova
9. Maria Sakkari
10. Marketa Vondrousova
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.