Bia Haddad freia reação de adolescente e vence estreia no Australian Open
Não era uma estreia fácil para Beatriz Haddad Maia neste Australian Open, e isso ficou evidente quando a adolescente Linda Fruhvirtova, uma das mais recentes promessas do tênis tcheco, pressionou a brasileira, venceu o segundo set e ameaçou virar a partida. Bia, contudo, foi sólida no momento mais importante. Brecou a reação da jovem de 18 anos, brilhou na reta final e, por 6/2, 3/6 e 6/2, superou seu primeiro obstáculo no torneio.
Em cinco participações na chave principal do evento, é a quarta vez que Bia passa para a segunda rodada. A brasileira de 27 anos, atual #12 do mundo, porém, jamais alcançou a terceira fase. Para quebrar o tabu, ela precisará superar outra adolescente: a russa Alina Korneeva, de 16 anos, que furou o qualifying e surpreendeu a espanhola Sara Sorribes Tormo na primeira rodada da chave principal: 4/6, 6/3 e 6/2.
Em números
Números finais de Haddad Maia x Fruhvirtova. Bia termina com 39 winners e 37 erros não forçados, e não é nada fácil essa conta ser positiva num jogo várias trocas longas e uma adversária de alto nível. Bela atuação da brasileira pic.twitter.com/jDsZxcwoj3
-- Alexandre Cossenza (@saqueevoleio) January 15, 2024
Como aconteceu
Bia fez um primeiro game sólido, agressivo e, com uma curtinha, converteu o primeiro break point e quebrou o saque da tcheca imediatamente. A brasileira se impôs e, pouco depois, com nova quebra, abriu 3/0. Fruhvirtova só conseguiu seu primeiro winner do jogo no quarto game e foi justamente quando ela começou a equilibrar as ações. Primeiro devolveu uma das quebras. Depois, salvou um break point com uma ótima curtinha e confirmou seu saque para encostar no placar (3/2). Foi, porém, o máximo que a adolescente conseguiu na primeira parcial. A solidez de Haddad Maia fez a diferença, e a brasileira arrancou no placar até fazer 6/2. Bia terminou o set com nove winners e nove erros não forçados contra 5 e 16 de Fruhvirtova, respectivamente.
A segunda parcial começou muito mais equilibrada, com as duas tenistas entrando em longas trocas de bola. Fruhvirtova errava menos, mas também arriscava menos no ataque. Ao mesmo tempo, exigia mais da brasileira com os ralis mais longos. A sequência foi melhor para a tcheca, que conseguiu uma quebra de vantagem e abriu 4/1. Bia teve até de salvar um break point para evitar que Fruhvirtova tivesse 5/1 e, pouco depois, salvou um set point no seu saque no oitavo game. A tcheca, contudo, ainda tinha a chance de sacar para fazer 6/3 e fez quatro winners seguidos para fechar o set e alongar a partida.
A parcial decisiva começou equilibrada e sem chances de quebra, com as duas tenistas jogando em alto nível e jogando belos pontos. Bia foi melhor na reta final. No sexto game, encaixou uma linda paralela de backhand para conquistar seu primeiro break point do set. No ponto seguinte, fez uma curtinha que forçou um erro de Fruhvirtova e, assim, abriu 4/2 no placar. Depois disso, Bia confirmou o saque sem problemas, abriu 5/2 e, após uma dupla falta da tcheca, teve um match point no oitavo game. Sem vacilar, disparou uma devolução indefensável e fechou a partida.
O que ela disse
Sobre a partida:
"Não foi fácil, eu sabia que seria duro jogar contra ela, sobretudo na primeira rodada de um slam, em que todos estão sentindo os nervos. Não é fácil de lidar. Tentei não desistir e melhorar meu jogo. Não foi tão bom quanto eu gostaria, mas eu lutei e estou feliz com isso."
Sobre olhar para sua equipe durante o jogo:
"Feliz porque eu me dei uma chance, não desisti e sei que às vezes em um jogo de tênis você tem que encontrar uma maneira, mesmo quando você não está jogando o seu melhor. Hoje eu estava sentindo os nervos, não estava jogando de forma tão agressiva quanto eu queria, mas tentei obter energia do meu time e melhorar meu jogo. Estou feliz com isso. Preciso melhorar meu jogar para a próxima partida."
Favoritas fora do caminho
A provável adversária de Bia Haddad na segunda rodada era Sara Sorribes Tormo, número 52 do mundo, mas a espanhola já foi eliminada em Melbourne. Ela perdeu para a jovem qualifier Alina Korneeva, de 16 anos. A russa, que foi campeã juvenil do Australian Open e de Roland Garros no ano passado, fez 4/6, 6/3 e 6/2 em cima de Sorribes Tormo e será a próxima oponente da brasileira.
Outra cabeça de chave que caiu no caminho de Bia foi a polonesa Magda Linette, #24 do mundo. Com dores na coxa, ela abandonou seu jogo de estreia no Australian Open quando perdia por 6/2 e 2/0 para a ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki. Wozniacki, portanto, pode encontrar Haddad Maia na terceira rodada.
.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberQuer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.