Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Medvedev vira jogo de cinco sets na madrugada e sobrevive em Melbourne

Daniil Medvedev começou sua partida de segunda rodada no Australian Open já depois das 23h desta quinta-feira, em Melbourne. Depois de perder os dois primeiros sets para o finlandês Emil Ruusuvuori (24 anos, #53), o russo, número 3 do mundo e um dos principais candidatos ao título, precisou ir longe na madrugada para sobreviver e avançar. Medvedev sofreu, mas virou o jogo, fez 3/6, 6/7(1), 6/4, 7/6(1) e 6/0 e só saiu da Rod Laver Arena às 3h40min da manhã de sexta-feira, após 4h23min de partida.

Daniil voltará à quadra no sábado para tentar um lugar nas oitavas de final do Australian Open. Seu próximo adversário será o canadense Félix Auger-Aliassime (23 anos, #30), que vem de vitória sobre o francês Hugo Grenier por 6/1, 3/6, 6/1 e 6/2.

Como aconteceu

Por causa das três partidas longas que antecederam a partida, Medvedev e Ruusuvuori disputaram o primeiro ponto já depois das 23h, e o russo começou o duelo em marcha lenta, cometendo muitos erros. Após duas falhas não forçadas e uma dupla falta, o finlandês abriu 2/0 e manteve a vantagem até fazer 6/3.

Medvedev, que terminou a primeira parcial com 16 erros não forçados, também perdeu o serviço no primeiro game do segundo set, e Ruusuvuori novamente abriu vantagem. O finlandês fazia um jogo consciente, correndo poucos riscos, mas, aos poucos, o russo foi reencontrando sua consistência. No sexto game, após um par de erros de Ruusuvuori, Daniil finalmente devolveu a quebra e igualou o placar. Em ótimo momento, o russo ainda conseguiu outra quebra e sacou para fechar o set, mas não aproveitou e também perdeu o serviço. A decisão só veio no tie-break, e Ruusuvuori começou o game de desempate em excelente forma, vencendo os primeiros cinco pontos e fechando em 7/6(1).

O segundo set terminou à 1h22min da manhã no horário de Melbourne, e Medvedev foi ao banheiro. Quando voltou, conseguiu duas quebras e abriu 4/1. Ruusuvuori devolveu uma delas e teve até um break point para igualar o set em 4/4, mas o russo se salvou com um ótimo saque, confirmou o serviço e manteve a vantagem até fazer 6/3 e alongar a partida, que já entrava pelas 2h da madrugada.

O duelo seguiu parelho, com altos e baixos de ambos tenistas, mas Medvedev passou a ganhar todos os pontos importantes. Além de quebrar o serviço de Ruusuvuori, o russo salvou seis break points para manter a vantagem. No oitavo game, contudo, o finlandês finalmente conseguiu sua quebra, o que deixou o quarto set igualado em 4/4. A decisão só veio em outro tie-break e, desta vez, foi Medvedev quem abriu vantagem cedo, fazendo 4/0. O russo fez 7/6(1), igualou a partida em 2 sets a 2, e Russuvuori foi ao banheiro às 3h10min da madrugada.

Quando a partida recomeçou, ficou evidente que o finlandês não tinha condições físicas de manter-se nas longas trocas de bola que Medvedev exigia. O plano do russo, que incluía jogar pontos longos e variar com curtinhas, esgotou o adversário. Assim, Daniil disparou no placar até fechar o jogo e completar a virada.

Continua após a publicidade

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes